Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

A Rede do Câncer de Lençóis Paulista, é uma associação civil de direito privada, sem fins lucrativos que tem com o intuito auxiliar diversas famílias onde membros foram acometidos por essa doença. Essa ONG tem o objetivo social de buscar a humanização nos atendimentos aos pacientes com câncer, a conscientização de seus direitos, o atendimento das necessidades básicas da família e a dignificação nos cuidados paliativos. Em média atendem 90 pacientes por mês.

Conversamos um pouco sobre a entidade com a coordenadora do projeto. Além de contarmos um pouco sobre a instituição, queremos orientar os munícipes de Lençóis Paulista sobre como buscar esse projeto.

Como vocês tiveram essa iniciativa? Como surgiu essa ideia?

“Em 1995, durante 2 meses, Dona Elza Segalla Garrido acompanhava o marido, então em tratamento contra o câncer, no Hospital Amaral Carvalho, de Jaú. Ao tomar contato com o sofrimento de muitas famílias lençoenses em situações financeiras difíceis, carentes de informação e com entes queridos lutando contra o câncer, Dona Elza decide reunir um grupo de senhoras lençoenses igualmente preocupadas em auxiliar o próximo, e fundam a Rede de Combate ao Câncer de Lençóis Paulista, em 1997.”

Qual o procedimento caso o paciente queira se cadastrar na Rede do Câncer de Lençóis Paulista?

“Pessoas com câncer em situação de vulnerabilidades social e econômica em decorrência da doença, em primeiro momento, realizamos um cadastro junto com o paciente ou familiar e a assistente social, onde registramos os documentos incluindo laudo médico, documentos pessoais, comprovante de endereço e comprovante de renda.”

Em uma conversa, vocês contaram que tinha um grupo de apoio às terças-feiras, como está sendo essa nova adaptação durante a pandemia?

“Chamamos esse grupo de apoio de Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que é realizado semanalmente (antes da pandemia, nos reuníamos todos aqui na Rede do Câncer, em média 30 pacientes). Estamos trabalhando em um novo formato, dessa vez online.

O maior desafio é a adaptação dos pacientes nessa nova modalidade, que se dá ao fato de que, a maior parte de nossos pacientes cadastrados são idosos que não estavam tão acostumados com essa tecnologia de aplicativo que permitem esse tipo de trabalho. Aos poucos, eles estão se acostumando e aprendendo… Inclusive, eles ficam ansiosos aguardando o dia do nosso encontro!”

O que os motiva para seguir em frente com esse projeto?

“Nossa maior motivação é ver a dedicação que eles têm no tratamento e a importância que eles dão para o nosso serviço. Eles já entenderam que além do benefício que entregamos mensalmente a eles, a informação, o apoio psicológico e o cuidado fazem toda diferença no tratamento e na melhora do quadro. Saber que fazemos a diferença na vida deles, nos motiva a seguir adiante com nosso trabalho.”

Lembrando sempre que “A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.” (Art. 196, CF 88)

As doações para o projeto podem ser feitas de forma regular ou financeiramente, doações de produto, doações de alimentos, voluntariado, ações sociais, eventos beneficentes e bazar solidário permanente. Você pode acessar a página oficial do projeto e saber mais informações através do site https://rededocancerdelp.com.br/home


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br


Esse conteúdo é um oferecimento da Proeste, empresa madrinha que apoia as boas notícias em Lençóis Paulista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui