Em Agosto é comemorado o Dia do Artista de Teatro.

0
88

“O teatro não faz bom somente para os artistas, o teatro faz bem para a sociedade. ”

O primeiro contato de Toninho com o teatro, foi quando ingressou no grupo Teatro e Ação, quando realizou seus primeiros trabalhos, na década de 90. Os ensaios aconteciam na antiga escola do Bairro 31 de outubro, atualmente Secretaria de Educação.

Toninho Gomes

O grupo Theaomai foi fundado exatamente no dia 18 de abril de 1993, o nome é de origem grega, que significa “ver” um ver com profundidade, onde ultrapassa o limite, é a origem da palavra teatro. Usavam o Centro Cultural como laboratório, era onde se encontravam e estudavam novas peças.

O grupo tem um grande reconhecimento em várias cidades do Brasil, já ganhou diversos prêmios em festivais.

Em 1996 foi criada a escola de teatro, que também tinha suas aulas no Centro Cultural, eram com crianças de até 14 anos, depois dessa idade, a criança tinha duas escolhas, ou entrava para o grupo, ou deixava de estudar teatro. Ao final do ano, sempre havia uma apresentação, como resultado de aprendizagem dos alunos.

Para Toninho Gomes, a peça que teve maior linguagem teatral foi “Marisa”, peça onde havia 4 atrizes e falava de esquizofrenia. A peça teve somente sua estreia, pois uma das integrantes do grupo, se desligou.

Marisa – Peça Teatral

O grupo, realizou vários projetos na cidade, faziam apresentações na Penitenciaria Municipal, Biblioteca Municipal e etc. Além de unir o teatro com outros tipos de arte.

“O teatro é a única arte que envolve outras artes…”

Para Toninho, fazer teatro é uma religião, é se propor a encarar o inverso da sociedade, exige um estudo e um trabalho aprofundado, para ser considerado um profissional dessa arte. Aquilo que não tem como dizer a arte diz, e o teatro diz o indizível.

“Aparentemente, o ser humano, pode viver sem artes, pode viver sem música, sem dança, sem teatro, porém, seria uma pessoa dura, uma pessoa fria, a arte é essencial…”

Atualmente Toninho Gomes é professor de teatro na escola Helena Paniago e diz:

“Dali sairão novos atores para o nosso grupo, como é uma escola riquíssima de talentos, acredito com esse conhecimento da cultura e do teatro se um grande diferencial para os estudantes…”

E o grupo não para, estão com um projeto de uma grande peça, enquanto planeja, o grupo realiza pequenas oficinas e apresentações, continuam fazendo exercícios de concentração, e disciplina. Toninho está escrevendo seu primeiro livro de poesia, que se chama “Farnel” ficará pronto no final de 2019.

A Prefeitura de Mineiros, está com inscrições abertas para o curso de teatro, será ministrada pelo Toninho Gomes e é totalmente gratuito. Basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Cultura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui