Em 13 anos de assistencialismo, o Ambulatório de Tabagismo da Santa Casa de Marília recebeu mais de 4 mil pessoas em busca de deixar o vício em tabaco.

Segundo a instituição, cerca de 70% dos pacientes completam o tratamento e conseguem abandonar de vez o hábito de fumar.

Dados divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer, o fumo de tabaco está associado à 90% dos casos de câncer de pulmão, e aumenta significantemente o risco de acidentes cérebro-vasculares e ataques cardíacos.

Em 29 de agosto, é instituído o Dia Nacional de Combate ao Fumo, que reforça a importância de tratamento e combate à dependência ao tabaco. (Foto: Pixabay)

A coordenadora do programa, a enfermeira Silvia Mara Ferraz, em entrevista à assessoria de imprensa da Santa Casa, explica que o tempo para a pessoa deixar a dependência pode variar em cada caso.

Tivemos paciente que ficou três anos com a gente e conseguiu. Mas, na maioria dos casos, a pessoa já consegue parar em definitivo com dois a três meses de tratamento.

O programa

O processo de assistência aos pacientes do Ambulatório segue por triagens iniciais, terapias em grupo e consultas médicas.

Também são receitados medicamentos que auxiliam no controle da ansiedade e em possíveis casos de abstinência, mais comuns nos primeiros meses de tratamento.

Entre os benefícios para a saúde, o combate ao tabagismo promove à curto e longo prazo:

  • Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.
  • Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.
  • Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.
  • Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.
  • Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degusta melhor a comida.
  • Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.
  • Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.
  • Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

Para o acesso ao tratamento fornecido pelo Ambulatório, é necessário encaminhamento por médicos da rede de saúde do município.

Mais informações através do telefone (14) 3402-5555.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Marília!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui