Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições de referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

Se você mora em Marília, é muito provável que já ouviu falar que a cidade é construída em cima de um Vulcão Inativo!

A história se sustenta por conta da composição geográfica da cidade, com vales e montanhas (que já resultaram em inúmeros fósseis de dinossauros encontrados), mas – na verdade – isso nunca foi comprovado. Por isso, a velha discussão se isso é uma verdade ou Lenda.

Monte Nyiragongo, vulcão de 3.470 m de altura, localizado ao norte da cidade de Goma – República Democrática do Congo.

A história dos Vulcões

Vulcões inativos são aqueles que já entraram em erupção um dia, entretanto, atualmente não possuem mais atividade. Esses, são considerados extintos, embora cientistas façam estudos, preocupados com a possibilidade de voltarem a ser ativos um dia.

No Brasil, hoje em dia, não há nenhum desses em atividade. No nosso continente, os vulcões eram ativos apenas na era Mesozoica, há 65 milhões de anos atrás.

Por que criaram essa curiosidade?

Marília situa-se na região Centro-Oeste Paulista, na parte mais ocidental da Serra de Agudos, uma área total de 1.194 km²; sendo 42 km² de área urbana e 1.152 km² de área rural. Tem uma altitude de 650 m e sua topografia descreve uma região montanhosa.

De acordo com o Arquivo Histórico da cidade, apesar de ser uma região montanhosa, não há registros de vulcão inativo no território do município. Portanto, essa é uma lenda que contam a respeito da cidade.

Esse conteúdo é um oferecimento Univem e Colégio Bezerra de Menezes, instituições de referência em educação e que apoiam as boas notícias em Marília.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui