Tudo começou no ano de 1923, os pioneiros Antônio Pereira da Silva e seu filho desbravavam terras próximas aos rios Feio e Peixe e deram o nome daquele lugar de Alto Cafezal, porque ali era como um monte todo coberto por plantações de café.

Um deputado da época, Bento de Abreu Sampaio Vidal, resolveu lotear seu patrimônio, em 1926. Um ano depois, José da Silva Nogueira (Coronel José Braz), por sua vez, também loteou parte de suas terras e, assim, iniciou o processo de municipalização.

Simultaneamente, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro vinha avançando seus trilhos de Piratininga até Lácio. E, de acordo com o esquema dessa companhia, as estradas que iam sendo inauguradas no ramal eram denominadas por ordem alfabética, sendo que o próximo ramal deveria ter seu nome começado pela letra M.

blog da Geralda
blog da Geralda

Foi aí que Bento de Abreu, em uma viagem de navio à Europa, leu o livro de Tomás Antônio Gonzaga “Marília de Dirceu” e batizou o novo povoado de Marília.

A cidade, com essa denominação, foi criada pela Lei Estadual nº 2161 de 22 de dezembro de 1926, ainda como um distrito de Cafelândia. Em 1928, foi elevada para a categoria de município através da Lei Estadual nº 2320 de 24 de dezembro de 1928. A instalação oficial deu-se em 4 de abril de 1929.

No início, a economia de Marília era baseada no cultivo de café que, com o tempo, foi sendo substituído pelo algodão. Graças a esse cultivo se instalou na cidade em 1934 duas primeiras indústrias, as duas fábricas de óleo.

Com a expansão da industrialização ao interior paulista, houve um aumento da malha ferroviária e também das rodoviárias. Com isso, uniu a cidade Marília a outras regiões do estado e também ao norte do Paraná.

face: Fotos antigas Marilia
face: Fotos antigas Marilia

Na década de 1940, o município firmou-se como polo de desenvolvimento do Oeste Paulista com grande crescimento urbano, populacional e do comércio. Foi na década de 70 que surgiu um novo ciclo industrial no município com a instalação de indústrias, principalmente nas áreas alimentícia e metalúrgica. O crescimento foi tão rápido e grande que já são mais de mil indústrias do setor alimentício, conferindo ao Munícipio o título de Capital Nacional do Alimento.

O que cresceu também na década de 80 foram as universidades que se firmaram na cidade e trouxeram um grande número de jovens para o munícipio, vindos de todas as partes do país. Fazendo o nome de Marília crescer ainda mais e se tornar um referência em formação superior.

Os anos foram passando e o município crescendo, ficando com um visual moderno com a presença de diversas avenidas, por exemplo, a das Esmeraldas que tem um comércio diferenciado.

foto: prefeitura municipal

Supermercados e vários outros segmentos se iniciram aqui e hoje são referências. A cidade tem seu nome alçado como polo de desenvolvimento.

Além da beleza dos vales e o encantamento do clima, que mesmo quente traz o frescor do vento constante. E ainda a beleza do pôr do sol.

Arquivo Solutudo

E ainda faltaria letras e palavras para dizer o quanto esta cidade localizada bem no centro do Estado de São Paulo pode encantar quem aqui vem visitar.


Sabemos que você também está apaixonado (a) por Marília!

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui