Nesta segunda-feira (23) demos as boas-vindas a mais uma estação: a primavera. Por muitos, é considerada a mais bonita do ano. Nela, acontece a floração de diversas espécies de plantas como girassóis, hibiscos, hortênsias, rosas, orquídeas e tulipas. As paisagens ficam mais coloridas, mais aromáticas e vívidas.

O Equinócio marca o início da primavera e do outono, já que acontece duas vezes ao ano. Isto é, o Sol ilumina igualmente os dois hemisférios da Terra, fazendo com que os dias e noites tenham a mesma duração. Esse fenômeno resulta em temperaturas mais amenas, aumento da umidade do ar, aumento gradual das chuvas e muitos animais saem da hibernação.

Contudo, a humanidade adquiriu esses conhecimentos científicos não faz muito tempo. Antigamente, explicavam as estações através de um mito.

O mito da origem das estações

Na antiga Grécia, cultuavam a deusa do trigo e de toda terra cultivada Deméter. Da sua união com Zeus, tiveram Perséfone. Era sua única filha, muito bela e amada.

Hades, o deus dos infernos, apaixonou-se perdidamente por ela. Um dia, resolveu sequestrá-la para que pudessem se casar. Aos gritos, Perséfone foi levada para o submundo. Deméter escutou sua filha, mas nada pôde fazer, pois chegara ao local tarde demais.

Em profunda tristeza e desespero, Deméter renunciou às suas funções divinas. A terra foi ficando estéril e infrutífera, tudo era devastação e abandono. Vendo sua esposa neste estado, Zeus ordenou a Hades que devolvesse sua filha.

Infelizmente, Perséfone já estava ligada ao mundo dos infernos eternamente. Tiveram que chegar em um acordo: a jovem passaria metade do ano com a mãe no Olimpo e a outra metade com o marido, no submundo.

Portanto, quando Démeter tem a filha perto de si, está feliz e a natureza floresce. É o tempo da primavera e do verão. Entretanto, quando Perséfone retorna para seu marido, Deméter entra novamente em tristeza: começa o outono e depois o inverno, trazendo a infertilidade da terra. Este é o mito da origem das estações.

Para comemorar a primavera em Marília

Para comemorar tempos de felicidade, cores e aromas da primavera, a Solutudo preparou três floriculturas da cidade. Para embelezar a casa, presentear alguém que se ama ou a si mesmo, as flores melhoram e marcam nossa vida. Confira:

Florarte

A Florarte está localizada na Rua Nove de Julho, nº 1458. No dia de hoje (24), funciona das 8h às 18h30. Para celebrar o início da estação, os buquês de rosa, azaleias e begônias estão em alta. O preço varia entre 30 a 40 reais.

As azaléias significam alegria de amar e perseverança (Foto: Florarte)

Floricultura Beija-Flor

A Beija-Flor está localizada no Centro, no Mercadão Nove de Julho. O Whatsapp para contato é (014) 9985-11015. Roberto, o dono do local, recomenda: “temos a orquídea dendrobium. Ela chegou bem florida esse ano e o clima tem ajudado bastante. As orquídeas falenópsis também”.

Existe uma orquídea com cheiro de chocolate (Foto: Floricultura Beija-Flor)

Flores Variadas

Flores Variadas recomendam as astromélias para comemorar a primavera: “com a entrada da primavera, várias flores ficam com preço bom. Mas, hoje, as astromélias são as mais baratas”. O telefone de contato é (014) 99665-3075.

Presentear alguém com astromélia significa desejo de amizade eterna e felicidade plena (Foto: Pixabay)

Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Marília!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui