Confira a história do mariliense que se tornou reitor e referência na sua luta por igualdade e educação. Confira!

Quem é José?

Sua mãe era trabalhadora rural e com muito esforço cuidou dele e de seus outros cinco irmãos. Ainda na infância, entendeu que o estudo seria a única forma de transformar aquela dura realidade. Cursou colégio agrícola, trabalhou na lavoura e antes de cursar Direito, chegou a soldado da Polícia Militar. Quando passou pelo Ensino Superior, identificou uma lacuna: a ausência de acadêmicos negros, assim como ele.

Foto: Christian Parente

Vida adulta

A partir daí, José Vicente passou a se dedicar para corrigir a disparidade que identificou e se tornou, desde então, uma das principais vozes na luta pela igualdade racial. Nascido em Marília e com uma influência de envergadura mundial – até se encontrou pessoalmente com o ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama – José Vicente é reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, com sede em São Paulo.

Ainda na infância, o reitor teve que sentir a ausência de sua mãe. Como o pai já era falecido, em determinado momento, sua mãe não encontrou mais condições financeiras de sustentar os cinco filhos e cada um passou a ser cuidado por um ente da família. Vicente chegou a ir morar com um tio na vizinha cidade de Tupã. Ao retornar para Marília, começou a trabalhar vendendo limões e paçoquinha. Nesta época, uma professora o incentivou a ler. Começou a tomar gosto pela leitura e se transformou. Antes de cursar Direito numa faculdade em Guarulhos, entrou na carreira militar, assumindo como soldado da Polícia Militar paulista.

José Vicente, além de reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, foi um dos seus fundadores, se tornando então um grande nome de orgulho para a educação brasileira.

“Sem educação, não há liberdade. Este é o princípio que norteia nossas iniciativas, que sustenta nossas certezas e nos move em direção ao futuro”, afirma o lema da Universidade Zumbi dos Palmares.

Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário abaixo! 🙂

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui