O Centro Universitário Eurípedes de Marília (Univem) realiza, neste sábado (27), o Festival Latino-americano de Instalação de Sofware Livre (FLISol). O evento é considerado o maior da América Latina e teve sua primeira edição no ano de 2005.

O objetivo é fomentar o uso de Software Livre, apresentando seu alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral. Em Marília, o evento é gratuito e vêm sendo realizado desde 2011. A organizão é feita pelos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação.

Durante a programação, serão realizadas palestras, apresentações e oficinas sobre temas locais, nacionais e internacionais. Neste ano, o foco será o Blockchain.

O que é Software Livre?

O Software Livre, ou software de código aberto é qualquer programa de computador cujo código-fonte deve ser disponibilizado para o uso, cópia, estudo e distribuição. Esses softwares são gratuitos e mantidos por comunidades de desenvolvedores, que fazem manutenções e correções constantes nesses sistemas.

Já o Blockchain é uma tecnologia utilizada para realizar transações. Ela é utilizada nas mais diversas áreas, como criptomoedas, registros de obras e patentes, entre outras.

Programação

Neste ano, o evento conta com a palestra “O que você precisa saber sobre Blockchain”, ministrada pelo administrador e Country Manager da Pundi X na América Latina, João Victor Mendes Silva.

Além desta, outra palestra intitulada “Blockchain e a Indústria 4.0” será ministrada pelo diretor de operações da Future Campus, minerador, desenvolvedor em solidity e membro da Associação Brasileira de Cryptoeconomia, Guilheme Gamba Zancopé.

Ainda, os participantes terão acesso aos seguintes minicursos: “Blochain & Bitcoin: Introdução e Prática”, “Extração de dados na web utilizando linguagem Python”, “Introdução ao desenvolvimento Android”, “Introdução ao Framework Vue.js” e “Git: Do básico ao avançado”.

As incrições devem ser feitas online através do link do evento. Para mais informações basta entrar em contato pelo e-mail compsi@univem.edu.br ou pelo telefone (14) 2185-0800 – ramal: 376.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui