O eclipse parcial lunar que acontecerá no amanhecer desta sexta-feira, dia 19 de novembro, poderá ser visto de qualquer ponto de Marília, conforme orientou o cientista Ivan Gláucio Paulino Lima, mariliense que desenvolve pesquisas para a agência espacial Nasa.

Eclipse lunar parcial mais longo do século poderá ser visto na madrugada de  sexta-feira | GZH

Será possível observar?

Em entrevista para a Solutudo Marília, concedida do aeroporto de São Francisco, Estados Unidos, de onde o pesquisador aguardava voo para retornar ao Brasil, Ivan ressaltou que não será preciso procurar locais escuros para ter visibilidade do fenômeno.

“Basicamente não tem muita variação de lugar e não há um lugar, principalmente em Marília, que proporcionaria melhor visão. Isso porque trata-se de um objeto luminoso, que é a lua”, detalhou o cientista.

O eclipse lunar parcial poderá ser observado nas primeiras horas do amanhecer e devera durar seis horas. Será o mais longo eclipse lunar em 580 anos. Também será o eclipse mais longo deste Século, portanto, uma oportunidade única para várias gerações.

Ivan explicou que não será um eclipse total, mas quase. Mais de 97% da superfície da lua ficará coberta pela sombra da Terra. Poderá ser visível em toda a América do Norte e grande parte da América do Sul, Polinésia, leste da Austrália e nordeste da Ásia. O eclipse começará pontualmente às 03h02 da manhã (pelo horário oficial de Brasília).

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui