O Sistema Integrado de Comando e Operação em Emergência (Sicoe) capturou, através da operação Inimigos dos Anjos, um total de 43 escorpiões em Marília.

A ação é feita nos arredores das escolas, principalmente em terrenos baldios e áreas abandonas. Todo o trabalho é feito por voluntários, que destinam os escorpiões à Divisão Municipal de Zoonoses. Além disso, são coletados materiais que podem servir de abrigo para os aracnídeos e outros animais indesejáveis que representem perigo aos alunos.

Inicialmente, a operação recolheu 29 escorpiões nas proximidades de 52 escolas públicas e particulares. Ao todo, 72 já foram visitadas. O trabalho começou em janeiro e está previsto para terminar em outubro. A meta final é de 60 escolas marilienses e mais 40 na região. A busca inclui também a limpeza para prevenir o aparecimento de novos possíveis animais peçonhentos.

Em entrevista ao Jornal da Manhã, o presidente da Sicoe, Cláudio Schlic disse que “a operação surtiu efeito na cidade, porque as áreas já percorridas continuam limpas. Exemplo de Marília, tanto pelo comportamento educado da população, quanto pela manutenção da limpeza pública”.

Saiba mais sobre escorpiões

A picada do escorpião muitas vezes é confundida com uma picada comum de inseto: vermelhidão, coceira, inchaço e dor. Contudo, em alguns casos mais graves os sintomas consistem em náuseas, palidez, tontura, dor de cabeça, sonolência, falta de ar, suor, aumento ou diminuição da pressão.

Em caso da confirmação da picada, os primeiros socorros são:

  • Manter o local da picada voltado para cima
  • Não cortar, furar ou apertar o local da picada
  • Beber bastante água
  • Ir o mais rápido possível a um pronto-socorro ou ligar para o SAMU 192

Para prevenir a fatalidade, é recomendado manter a casa e o jardim limpos, sem acúmulo de lixo e entulhos. Inspecionar roupas e calçados antes de usá-los e evitar andar descalço. Uma boa dica é a criação de animais como galinhas, corujas, gansos ou sapos, pois são predadores do escorpião.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Marília!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui