Hoje (29) é comemorado o Dia Nacional do Livro em todo território brasileiro. A data tem como intuito a celebração de umas das invenções mais enriquecedoras da humanidade, o livro.

Com um livro em mãos, você pode viajar para as terras mais gélidas do polo norte, para o calor da Bahia ou para a Idade Média, bem como mundos paralelos com dragões, sereias e ninfas. Você pode aprender a construir uma mesa, a cozinhar um belo jantar para sua família ou como cuidar de bebês. Os livros nos enchem de sabedoria e estimulam nossa criatividade, além de auxiliar na prevenção de demência e Alzheimer.

No país, a data foi criada em 1810, assim que a Coroa Portuguesa fundou a Biblioteca Nacional do Brasil. O nosso primeiro livro impresso foi Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga, em 1810. Já o primeiro livro impresso no mundo, foi a Bíblia, em 1455.

Segundo uma lista feito pelo blog Maiores e Melhores, um brasileiro aparece na lista dos 15 livros mais vendidos de todos os tempos! Sim, se você pensou nele, você acertou: Paulo Coelho. O carioca de 72 anos está na 14ª posição, com 65 milhões de exemplares vendidos.

O pódio é ocupado pelo Senhor dos Anéis em 3º lugar (160 milhões de exemplares vendidos), o principal romance de Charles Dickens História de Duas Cidades ficou com o 2º lugar (200 milhões de exemplares vendidos) e em 1º, o clássico Dom Quixote de Miguel de Cervantes com a impressionante marca de 500 milhões de exemplares vendidos!

Neste dia tão especial, a Solutudo consultou algumas listas de livros mais vendidos no Brasil e trouxe uma seleção de 10 exemplares para você escolher qual é mais a sua cara. Confira:

1- A Garota do Lago

O livro está no 1º lugar na lista dos mais vendidos da Veja. (Foto: Divulgação)

No romance de terror de Charlie Donlea, a estudante de direito Becca Eckersley foi brutalmente assassinada em uma das casas de Summit Lake, uma pequena cidade entre montanhas.

Filha de um poderoso advogado, Becca estava no auge de sua vida. A repórter Kelsey Castle, atraída pelas notícias do crime, vai até a cidade para investigar o caso.

Enquanto descobre sobre as amizades de Becca, sua vida amorosa e os segredos que ela guardava, a repórter fica cada vez mais convencida de que a verdade sobre o que aconteceu com Becca pode ser a chave para superar as marcas sombrias de seu próprio passado.

2- O Conto da Aia

Um futuro muito próximo é quando se passa a história deste romance distópico de Margaret Atwood. As universidades foram extintas, não há mais advogados, jornais, revistas, livros e filmes. Os cidadãos considerados criminosos são fuzilados e pendurados mortos no Muro, em praça pública. Neste Estado teocrático e totalitário, as mulheres são as principais vítimas, anuladas por uma forte opressão.

O livro está saindo pelo preço de R$26,94 (Foto: Thaís Campolina)

Uma das obras mais importantes da premiada escritora canadense. Margaret é conhecida por seu ativismo político, ambiental e em prol das causas femininas. O Conto da Aia foi escrito em 1985 e inspirou a série homônima (The Handmaid’s Tale), produzida pelo canal de streaming Hulu em 2017.

Com esta história assustadora, a autora leva o leitor a refletir sobre liberdade, direitos civis, poder, a fragilidade do mundo tal qual o conhecemos, o futuro e, principalmente, o presente.

3- Sapiens: Uma Breve História da Humanidade

O que possibilitou ao Homo Sapiens Sapiens dominar as demais espécies? O que nos torna capazes das mais belas obras de arte, dos avanços científicos mais impensáveis e das mais horripilantes guerras? Nossa capacidade imaginativa.

O autor é natural de Israel. (Foto: Divulgação)

Somos a única espécie que acredita em coisas que não existem na natureza, como Estados, dinheiro e direitos humanos. Partindo dessa ideia, Yuval Noah Harari, doutor em história pela Universidade de Oxford, aborda em Sapiens a história da humanidade sob uma perspectiva inovadora.

O autor explica que o ca­pitalismo é a mais bem-sucedida religião; que o imperialismo é o sistema político mais lucrativo; que nós, humanos modernos, embora sejamos muito mais poderosos que nossos ancestrais, provavelmente não somos mais felizes.

Um relato eletrizante sobre a aventura de nossa extraordinária espécie – de primatas insignificantes a senhores do mundo.

4- O Milagre do Amanhã

O autor Hal Elrod é a prova viva de que cada um de nós tem a capacidade de superar as adversidades e criar a vida mais extraordinária que pudermos imaginar. Aos 20 anos, Elrod foi atingido em cheio por um motorista bêbado. Ele morreu por 6 minutos, quebrou 11 ossos, sofreu danos cerebrais permanentes e ouviu dos médicos que jamais voltaria a andar.

O exemplar tem 246 páginas. (Foto: Divulgação)

Desafiando a lógica da medicina, seguiu em frente para se tornar um empreendedor, corredor de ultramaratonas, autor best-seller, marido, pai e palestrante motivacional renomado internacionalmente.

Neste exemplar, Hal explica o método simples e eficaz que vai proporcionar a vida dos sonhos — antes das 8 horas da manhã! Ele explica os benefícios de acordar cedo e desenvolver todo o nosso potencial e as nossas habilidades. A mudança de hábitos e a nova rotina matinal proposta por Hal vai proporcionar melhorias significativas na saúde, na felicidade, nos relacionamentos, nas finanças, na espiritualidade ou quaisquer outras áreas que necessitem ser aprimoradas.

5- Quarto de Despejo. Diário de Uma Favelada

A catadora de papel Carolina Maria de Jesus manteve um diário por anos, retratando o cotidiano triste e cruel da vida na favela. A linguagem simples, mas contundente, comove o leitor pelo realismo e pelo olhar sensível da catadora sobre a vida.

A autora era mineira. (Foto: Divulgação)

No exemplar ela relata o que viu, viveu e sentiu nos anos em que morou na comunidade do Canindé, em São Paulo, com seus três filhos.

Sua obra foi um sucesso, sendo traduzida para mais de 10 línguas. A autora morreu em 1977, vítima de insuficiência respiratória devido a asma.

Seus três filhos se formaram, e uma de suas filhas tornou-se professora.

6- Comunicação Não-Violenta: Técnicas para Aprimorar Relacionamentos Pessoais e Profissionais

Escrito pelo consagrado autor Marshall Rosenberg, o manual prático e didático apresenta uma metodologia voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo.

Aplicável em centenas de situações que exigem clareza na comunicação: em fábricas, escolas, comunidades carentes e até em graves conflitos políticos.

7- Watchmen

A história em quadrinhos se passa em 1985. Os Estados Unidos são uma nação totalitária e fechada, isolada do resto do mundo. A trama tem início com ilusões paranoicas do suposto “herói” Rorschach, um dos Watchmen que patrulhavam o país décadas atrás. Mas estaria ele louco ou na verdade teria descoberto uma conspiração para assassinar super-heróis?

Watchmen também virou filme, em 2009. (Foto: Divulgação)

Fugindo da lei, Rorschach junta-se a ex-companheiros do passado em uma desesperada tentativa de salvar suas próprias vidas. E o que acabam descobrindo, poderá alterar o próprio destino da Terra.

Seguindo duas gerações de heróis mascarados, surge esta pioneira epopeia de ódio, amor, reencontros impossíveis, grandes reviravoltas e muita ação, como só a criatividade do escritor Alan Moore e do quadrinistra Dave Gibbons poderia conceber. Watchmen foi considerada pela revista time uma das cem melhores obras em língua inglesa de todos os tempos e atualmente virou série, pelo canal HBO.

8- O Homem de Giz

Este livro é para quem é fã de Stranger Things e Stephen King!

Em 1986, Eddie e os amigos passam a maior parte dos dias andando de bicicleta pela pacata vizinhança em busca de aventuras. Os desenhos a giz são seu código secreto: homenzinhos rabiscados no asfalto. Mas um desenho misterioso leva o grupo de crianças até um corpo desmembrado e espalhado em um bosque. Depois disso, nada mais é como antes.

Este é o romance de estreia do autor. (Foto: Divulgação)

Em 2016, Eddie se esforça para superar o passado, até que um dia ele e os amigos de infância recebem um mesmo aviso: o desenho de um homem de giz enforcado. Quando um dos amigos aparece morto, Eddie tem certeza de que precisa descobrir o que de fato aconteceu trinta anos atrás.

Por se passar em 1986, o sentimento de nostalgia é constante para o leitor, que embarca novamente em uma jornada pelo túnel do tempo. Sempre com muito suspense, enigmas e arrepios na espinha.

9- Prólogo, ato, epílogo: Memórias

A consagrada atriz Fernanda Montenegro narra suas memórias numa prosa afetiva, cheia de inteligência e sensibilidade. Com sua voz inconfundível, ela coloca no papel a saga de seus antepassados lavradores portugueses, do lado paterno, e pastores sardos, do lado materno. 

Fernanda nasceu em 1929, no Rio de Janeiro. (Foto: Divulgação)

Em páginas de grande emoção, ela relembra os desafios de criar os filhos sobrevivendo como artistas; a busca permanente pela qualidade; a persistência combativa durante os anos de chumbo; a capacidade de constante reinvenção; a morte de Fernando; o inesperado sucesso internacional nos anos 1990; a crença na terra que acolheu seus antepassados imigrantes e a devoção por esse país.

Fernanda encarna o melhor do Brasil. Não surpreende que alguém que passou a vida memorizando textos tenha desenvolvido notável capacidade de rememorar com sutileza fatos ocorridos décadas atrás. A atriz que há anos encanta multidões em palcos e telas pelo mundo agora se mostra uma contadora de histórias de mão-cheia.

10- Só Para Um – Alimentação Saudável Para Quem Mora Sozinho

Mora sozinho e quer comer melhor? Rita Lobo ensina você a vencer os obstáculos da cozinha para um — sem precisar cozinhar do zero a cada refeição.

Rita Lobo comanda um programa de culinária no canal GNT. (Foto: Divulgação)

Além de receitas saborosas e muitas técnicas culinárias, este livro traz soluções incríveis para a sua rotina: tem receita em uma panela só, tem uma aula completa de prato-feito, tem dicas desde a lista de compras até a hora de lavar a louça.

Sem nem perceber, você vai ficar craque em planejamento. Vai aprender a armazenar, congelar e aproveitar melhor (e reaproveitar!) os alimentos. Vai saber montar uma despensa básica e escolher os utensílios. E ainda vai se divertir na cozinha! Só Para Um é uma ferramenta fundamental para você manter uma alimentação sempre saudável.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Marília!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui