Começou ontem (15), a sétima edição da Jornada de Cidadania e Empregabilidade do Centro de Ressocialização de Marília. O projeto é organizado pela Secretaria da Administração Penitenciária.

O objetivo dessa ação é oferecer, durante uma semana, algumas atividades que irão contribuir na reinserção dos sentenciados do CR do município. 

Alguns dos serviços que os reeducandos terão acesso são:

  • Exames de saúde;
  • Atendimentos jurídicos;
  • Regularização de documentos;
  • Atividades de valorização da natureza;
  • Palestras;
  • Oficinas de trabalho manual;
  • Orientações em geral.

A Jornada de Cidadania e Empregabilidade existe desde 2015. No CR de Marília já foram ofertados 1.622 atendimentos jurídicos e de saúde, desde a primeira edição.

Ressocialização

O Brasil é um dos países que mais encarcera pessoas no mundo, ficando atrás apenas da China e dos EUA. Segundo uma pesquisa realizada pelo International Center for Criminal Studies (ICCS), a média de encarceramento no mundo é de 144 detentos a cada 100 mil habitantes. No Brasil, essa média sobe para 300!

É importante ressaltar que cabe ao Estado, por lei, dar assistência aos sentenciados. Na maioria das vezes esse processo não é feito, o que contribui para a marginalização desse grupo.

Não é dado apoio em relação a estudos e trabalho, por exemplo. Consequentemente, com a falta dessa perspectiva, o indivíduo não consegue voltar à sociedade como deveria.

Além disso, essa ação fica ainda mais difícil com o preconceito que existe com as pessoas que foram presas.

Durante a Jornada de Cidadania de Marília, o diretor do CR e o coordenador regional reforçaram que essas pessoas, são parte da sociedade, e voltarão para ela. Daí surge a importância de um processo gradativo e construtivo, ao invés da exclusão absoluta durante e após a pena.

Eles ainda comentaram que para que esse projeto dê certo, o resto da sociedade deve contribuir. Não adiantaria oferecer todo esse auxílio se a população não ajudar na empregabilidade e cidadania.


Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Marília!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui