Cláudia da Mota Darós Parente desenvolveu sua pesquisa de Pós-Doutorado “Modelos e Experiências de Jornada Escolar na União Europeia: contribuições para análise das políticas de educação em tempo integral no Brasil” na Universidad de Salamanca (Espanha).
A professora da Unesp de Marília está inserida neste estudo desde os anos 2000, como disse em entrevista à Solutudo: “desde o início do século estudo os tempos escolares, entre os quais: início da escolarização, tempo de duração, formas de organização, ciclos escolares e educação em tempo integral.”
Durante o período que esteve na Espanha, Cláudia estudou 15 países diferentes que fazem parte da União Europeia. Ela notou as semelhanças e diferenças entre as experiências de aumento da jornada escolar e comparou com a situação no Brasil.
A pesquisadora afirma que isto “contribui para compreender melhor o nosso próprio sistema educativo e as opções que temos feito em relação à jornada parcial e integral”. Os resultados do estudo podem servir de referência para analisar, criar, formular e implementar políticas públicas de educação no Brasil.
No Brasil
Em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) estipulou a meta de ofertar educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica, para pelo menos 25% dos alunos.
Cláudia expressa que tem “grande interesse em compartilhar com a sociedade os resultados de minhas pesquisas. No Brasil, são fruto de minhas relações com as redes de ensino em diferentes estados, municípios e escolas”.
Confira essa e outras histórias da cidade no site da Solutudo Marília!
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]