Cláudia da Mota Darós Parente desenvolveu sua pesquisa de Pós-Doutorado “Modelos e Experiências de Jornada Escolar na União Europeia: contribuições para análise das políticas de educação em tempo integral no Brasil” na Universidad de Salamanca (Espanha).

A Universidad de Salamanca foi inaugurada em 1218, sendo a 4ª Universidade mais antiga da Europa (Foto: Divulgação/Facebook)

A professora da Unesp de Marília está inserida neste estudo desde os anos 2000, como disse em entrevista à Solutudo: “desde o início do século estudo os tempos escolares, entre os quais: início da escolarização, tempo de duração, formas de organização, ciclos escolares e educação em tempo integral.”

Durante o período que esteve na Espanha, Cláudia estudou 15 países diferentes que fazem parte da União Europeia. Ela notou as semelhanças e diferenças entre as experiências de aumento da jornada escolar e comparou com a situação no Brasil.

A pesquisadora afirma que isto “contribui para compreender melhor o nosso próprio sistema educativo e as opções que temos feito em relação à jornada parcial e integral”.  Os resultados do estudo podem servir de referência para analisar, criar, formular e implementar políticas públicas de educação no Brasil.

No Brasil

Em 2014, o Plano Nacional de Educação (PNE) estipulou a meta de ofertar educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica, para pelo menos 25% dos alunos.

Cláudia expressa que tem “grande interesse em compartilhar com a sociedade os resultados de minhas pesquisas. No Brasil, são fruto de minhas relações com as redes de ensino em diferentes estados, municípios e escolas”.


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