Você já se perguntou qual foi o primeiro posto de combustível da cidade? Se você ainda não sabe, confira a história!


Com frota de veículos automotores cada vez maior, a cidade conta com diversos locais para abastecimento. Há registros de até 3 por bairro.

Mesmo diante das recorrentes mudança nos valores, as unidades em nossa cidade registram alto movimento.

O primeiro posto da cidade

A foto, feita na década de 40 / reprodução: internet

O ano era 1929, tempo de estimável progresso do município. O aumento de unidades veiculares da cidade possibilitava a implantação de um posto com garantias econômica de sobrevivência.

Ferreira & Cucolo, nome da empresa responsável, era composta por Moacir Ribeiro Ferreira e Domingos Cucolo. Um detalhe interessante era o símbolo desenhado em sua fachada. A figura lembrava perfeitamente o movimento Nazista, cuja qual estava em ascensão a época; no entanto a empresa nada tinha a ver com tal. O esforço para desassociar a marca do posto ao conceito nazista fez com que a empresa adotasse como figura uma concha.

Este anúncio feito em 02 de Agosto de 1942 em uma edição do Jornal Correio de Lins, prova o posto estar em plena atividade

Localização

Construído em área central da cidade, o empreendimento ocupava a esquina entre as ruas Luís Gama e 21 de Abril. Desde sempre, a área é importante ponto comercial da cidade. Antigos moradores relatam que em frente do posto havia uma clinica dentária.

Como está atualmente

O posto foi demolido em 1964, ocasião em que o imóvel já havia sido vendido ao Banco Noroeste do Estado de São Paulo S/S em 1960. Atualmente o local é ocupado por uma unidade do Banco Bradesco e a rua 21 de Abril transformou-se no Calçadão Tancredo Neves, mais popularmente conhecido como Calçadão 21 de Abril, sendo importante polo comercial da cidade.

Esta foto foi tirada em um ponto semelhante ao da foto histórica apresentada anteriormente; um pouco mais aberta pra que você possa contextualizar a área visualmente

O que você achou dessa história? Compartilhe com a gente nos comentários!

Avalie este conteúdo

2 COMENTÁRIOS

  1. A localização está errada. O posto ficava exatamente onde hoje tem Clínica Dentária, antigo Banco Noroeste e em frente ao Bradesco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui