Você já se perguntou qual foi o primeiro posto de combustível da cidade? Se você ainda não sabe, confira a história!
Com frota de veículos automotores cada vez maior, a cidade conta com diversos locais para abastecimento. Há registros de até 3 por bairro.
Mesmo diante das recorrentes mudança nos valores, as unidades em nossa cidade registram alto movimento.
O primeiro posto da cidade
O ano era 1929, tempo de estimável progresso do município. O aumento de unidades veiculares da cidade possibilitava a implantação de um posto com garantias econômica de sobrevivência.
Ferreira & Cucolo, nome da empresa responsável, era composta por Moacir Ribeiro Ferreira e Domingos Cucolo. Um detalhe interessante era o símbolo desenhado em sua fachada. A figura lembrava perfeitamente o movimento Nazista, cuja qual estava em ascensão a época; no entanto a empresa nada tinha a ver com tal. O esforço para desassociar a marca do posto ao conceito nazista fez com que a empresa adotasse como figura uma concha.
Localização
Construído em área central da cidade, o empreendimento ocupava a esquina entre as ruas Luís Gama e 21 de Abril. Desde sempre, a área é importante ponto comercial da cidade. Antigos moradores relatam que em frente do posto havia uma clinica dentária.
Como está atualmente
O posto foi demolido em 1964, ocasião em que o imóvel já havia sido vendido ao Banco Noroeste do Estado de São Paulo S/S em 1960. Atualmente o local é ocupado por uma unidade do Banco Bradesco e a rua 21 de Abril transformou-se no Calçadão Tancredo Neves, mais popularmente conhecido como Calçadão 21 de Abril, sendo importante polo comercial da cidade.
O que você achou dessa história? Compartilhe com a gente nos comentários!
A localização está errada. O posto ficava exatamente onde hoje tem Clínica Dentária, antigo Banco Noroeste e em frente ao Bradesco.
Olá Hamilton. Td bem? Muito obrigado pela participação.