Esgrima é uma modalidade esportiva que vem conquistando centenas de praticantes em toda região. Lins tem se tornado referência nacional e conta com campeões a nível internacional.

Que a prática esportiva é fundamental para a sociedade e que traz benefícios indispensáveis as pessoas, todos nós sabemos. No entanto percebemos na cidade de Lins um esforço conjunto para conscientização da sua importância e diversos programas de incentivo são implantados pelo executivo e iniciativa popular.

A origem do esporte

A esgrima tem origens bélicas. Os confrontos medievais se utilizavam da espada como instrumento de ataque e defesa. Adaptada para o esporte, a espada recebeu diversas alterações e houve o emprego de equipamentos de proteção.

É um esporte olímpico; um dos mais antigos, presente na competição desde 1886 em Atenas na Grécia, em sua primeira edição.

O esportista tem como objetivo marcar pontos. Isso acontece quando o mesmo consegue tocar seu instrumento, que pode ser espada, florete ou sabre, a um alvo válido no corpo do seu adversário.

O início em Lins

Diego André Coutinho Dourado, educador físico e professor de Esgrima formado pela Confederação Brasileira de Esgrima, é o responsável pela implantação do esporte na cidade. Foi em 2012 com a implantação do Projeto Esgrima para Todos que o esporte passou a ser difundido em Lins e para algumas cidades da região. Atualmente é uma das maiores iniciativas sociais no Brasil, no que diz respeito a modalidade.

Os números e conquistas

Próximo de completar sua primeira década, o projeto Esgrima para Todos já colhe diversos frutos. Hoje alcança um total de 170 praticantes na cidade, em sua Academia e escolas estaduais. Considerando as demais cidades que recebem o projeto, chega-se a um total de 250 participantes. As cidades são Lins (Sede), Guaiçara, Promissão, Cafelândia, Bauru, Birigui, Araçatuba, Rio Preto e Campinas.

Diversos títulos compõe a galeria destes vitoriosos. Elencamos aqui alguns:

1 Título Pan-americano Infantil de Esgrima – (2019 – Cochabamba, Bolívia) – Mariana Gondo  – 13 anos

4 títulos Sul-Americanos Infantis de Esgrima – (2016, 2017, 2018 e 2019) – Todos com Maria Paro.

12 títulos Brasileiros entre infantis e cadetes

Além de todos estes importantes resultados, o projeto conta com diversos atletas que representam a Seleção Brasileira nas categorias de base em competições sul-americanas, pan-americanas e individuais.

Um esporte seguro

A esgrima é um esporte extremamente seguro. Apesar do emprego de espadas, não se pode considera-la como a arma branca tradicionalmente conhecida com poder de corte. O instrumento não provoca ferimento e além disso uma série de proteções individuais são aplicadas aos praticantes. Sendo assim o esporte pode ser praticado por pessoas de todas as idades.

Inúmeros benefícios

São diversos! Elencamos aqui alguns, que são:


1- Acessível a todos os membros da família
2- Melhora a acuidade visual
3- Desenvolvimento do raciocínio e aumento da velocidade de reação
4- Queima de calorias
5- Aumento de flexibilidade
6- Melhora o condicionamento e performance física e muitos outros.

Gratuidade

O projeto Esgrima para todos, além de contar com sua academia privada, tem no seu escopo o oferecimento da prática gratuita em diversas escolas da região. Cerca de 250 alunos são beneficiados pelo projeto, cuja iniciativa é incentivada pelas lojas Tanger, em Lins!

O Brasil é um celeiro de bons esportistas e ter campeões em nossa cidade é uma vitória de todos nós. Agora que você conhece um pouco mais do esporte, que tal convidar sua família para conhecer pessoalmente e receber todos os benefícios deste esporte maravilhoso?

Projeto Esgrima para Todos
 (14) 98143 4850

 contato@esgrimaparatodos.com.br

 @projetoesgrimaparatodos


Gostou de conhecer um pouco mais este esporte? Conte pra gente nos comentários!

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui