Artistas e artesãos de Lins dão passos importantes na promoção das suas obras especiais

A feira acontece nestes ambientes belíssimos

Nada mais emblemático e profundo do que receber um presente único e especialmente envolto por cuidados pessoais de um artista. Nada contra os processos industriais, mas sempre será surpreendente o poder do produto feito a mão. Um misto de técnica, experiências e sentimentos são empregados em todos os detalhes do elemento.

Os artesãos e artistas da cidade e a criação de sua associação

No dia 19 de outubro os artesãos e artistas plásticos de Lins e região se reuniram para realizar a assembleia de fundação da ALAPA (Associação Linense dos Artistas Plásticos e Artesãos). Dentre os muitos benefícios do feito, a associação permitirá a reabertura da Casa do Artesão (localizado ao lado da Catedral Santo Antônio), e a retomada das feiras nas praças da cidade.

Mais de 30 artesãos e artistas plásticos já fizeram sua associação. Os interessados em fazer parte da ALAPA podem entrar em contato com a artesã Ana Candida pelo telefone (14) 99631.7213.

Diretoria ALAPA: Michele Baio (presidente), Ana Candida Carvalho (vice-presidente), Talita Paixão (secretária) e Mima Corbucci (tesoureira). No Conselho Fiscal estão Juliza Bragato, Maria Eloisa Gasparin e Clóvis Carvalho.

A Solutudo é apaixonada por artes e certamente teremos uma matéria exclusiva falando muito mais sobre esta brilhante iniciativa, a ALAPA.

As feiras e exposições dos trabalhos

Quantas riquezas podem serem encontradas nestas feiras. Opções de presentes e utilidades é que não falta! De acordo com Ana Candida Carvalho, Vice-presidente da ALAPA, as feiras são de iniciativa das próprias artesãs:

“Antes da pandemia, nós já fazíamos, há cerca de 4 anos, a feira na praça da Auxiliadora. Com a retomada das atividades pós-pandemia, o grupo foi se juntando novamente,” disse ela.

Um grupo de artesãs está fazendo as feiras na praça Cel Joaquim Piza aos sábados pela manhã (das 9h às 12h) e na praça João Bráulio Junqueira (conhecida como praça da Auxiliadora) também aos sábados, das 16h às 19h.

Especialmente neste mês de dezembro, o grupo está atendendo apenas a feira de Natal na praça Cel Joaquim Piza, no período noturno, dentro da programação especial de fim de ano para o comércio.

Para os associados, não há cobranças de taxas e nem porcentagem de venda dos produtos.

Os benefícios dos trabalhos manuais

Ana Candida é jornalista e conhece de perto o stress de uma rotina de trabalho empresarial; mas encontrou nas artes o refúgio do coração:

Trabalhar com trabalhos manuais tornou-se fundamental nesse período que estamos vivenciando. Alivia as dores da mente e do corpo e ainda é possível gerar renda com o trabalho feito. Trabalhar em grupo em prol da Associação fortalece ainda mais a atividade artesanal e possibilita alcançar resultados mais expressivos em vendas, capacitação e conhecimento, afirma ela.

Qual o valor de uma arte

Artesanato é uma arte única! Uma peça feita à mão possui um valor agregado, pois aposta na sustentabilidade, criatividade e experiência única do artesão. Ter uma peça artesanal exclusiva sempre foi um desejo das pessoas e agora, com uma oferta maior de produtos desse tipo, é possível escolher o que mais agrada o estilo de cada um.

Artesão X Comprador

O benefício da feira está no fato do artesão poder vender seus produtos diretamente ao cliente, conhecendo a necessidade de cada comprador para oferecer seu melhor produto.

O avanço em 2022

Casa do Artesão em Lins, cuja reabertura está prevista para 2022

A expectativa está voltada para reabertura da Casa do Artesão, um espaço dedicado a exposição e venda dos produtos artesanais e artes plásticas. E sim! Estaremos lá pra contar pra você esta grande conquista dos artesãos e artistas plásticos da nossa cidade.

As feiras são importantes vitrines da cultura regional. Ela mostra as características da cidade e expõe o que há de melhor do seu povo. O fato de se ter um produto único faz este ter um valor incalculável.

Experimente apoiar os produtores artesanais da nossa cidade. Aproxime-se e apaixone-se pelos bens preciosos que estes incríveis artistas estão produzindo aqui.


Você já comprou ou ganhou um produto feito artesanalmente? Conte pra gente a sua experiência. Você produz algum artesanato? Estamos ansiosos pra conhecer o seu produto. Diga pra gente!

FacebookSolutudo Lins Instagram@solutudolins

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui