Há muitas pessoas que através de suas histórias nos inspiram em nossa trajetória e esse é o caso da professora Maria Bove, que além de ter sido professora, foi pianista e uma figura importante para a história de nossa cidade!

Quem ela era?

Maria Bove nasceu em Campinas em 1920, sendo filha de instrumentista logo trilhou seus passos no piano, tendo seu pai Salvador Bove como principal influenciador.

Com o sonho de ser uma renomada pianista, na sua adolescência já participava de eventos musicais, seja no coral como também no piano, se graduando em música no Conservatório Musical Maestro Julião. Mas com o tempo mudou sua caminhada para o magistério começando a lecionar em 1948 em Viradouro. Sua chegada em Lençóis Paulista foi para a tomada da Cadeira de Canto Orfeônico na escola Virgílio Capoani!

Carreira e jornada

Sua trajetória sempre esteve envolvida com o meio artístico e em Lençóis não foi diferente, realizou vários projetos com danças e músicas voltados para os cidadãos lençoenses e para organizações sociais como o Lar dos Idosos. Durante toda a sua carreira, e principalmente direção na escola, incentivou seus alunos a participarem de concursos, sendo alguns deles responsáveis pelos primeiros lugares em olimpíadas de literatura e matemática.

Nunca deixou de estar ativa em projetos que envolvessem a comunidade, de forma que fundou o Mobral em Lençóis Paulista, onde lecionou durante 15 anos, participou da diretoria do Hospital Nossa Senhora da Piedade e contribuiu grandemente com a Casa da Cultura, que recebeu seu nome em homenagem.

Casa da Cultura Prof. Maria Bove Coneglian.

Além de conquistar experiências lindas em sua carreira profissional com 30 anos de história, casou-se com Oswaldo Coneglian, com quem teve dois filhos: Maria Aparecida Bove Coneglian, que infelizmente faleceu um dia após seu nascimento, e Oswaldo Coneglian Junior.

Nunca deixou de demonstrar seu amor e gratidão pela cultura e arte lençoense com um trabalho que se expande aos campos da educação! E como forma de memorizar a cultura, parabenizamos a todos os profissionais que assim como Dona Maria Bove, buscam diariamente transformar vidas por meio do ensino!


E você? Gostou do conteúdo? Deixe então seu comentário abaixo! 🙂

Avalie este conteúdo

1 COMENTÁRIO

  1. ….foi a minha segunda mãe…aprendi a amar Lençóis Paulista graças a ela tia Lilian que me levou sem meus pais desde meus 3 anos de idade….e nunca parei de ir na magia dessa cidade muito querida, Corvo Branco, Paradão , os carnavais ,as piscinas no Umuarama club,a flazenda Graminha dos Caranis ,meus amigos de infância ,meus primos, juntamente com os Pacolas, Coneglians e muitas lembranças mágicas …nos recebia sempre 5 estrelas com muito amor e carinho….a minha vida era preenchida pelas mãos da minha sempre inesquecível e saudosa tia Lilia….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui