Estão liberadas 4 diferentes trilhas, de níveis médio e alto de dificuldade e com distâncias entre 6 a 16km.

As visitas monitoradas às trilhas da Serra do Japi serão retomadas a partir deste sábado (5) e necessitam agendamento prévio. De acordo com a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), os interessados em conhecer a Reserva Biológica devem acessar o site e verificar os dias disponíveis para visitação, assim como o monitor e as trilhas escolhidas para visitar. O horário das visitas é das 8h às 17h.

As visitas ocorrem preferencialmente durante os finais de semana e feriados prolongados e o agendamento é feito diretamente com o monitor credenciado para a visitação e os visitantes pagam uma taxa aos profissionais, entre R$ 25 e R$ 45, dependendo da trilha desejada.

O que devo saber antes da visita?

  • Os agendamentos devem ser feitos diretamente com o monitor, por telefone ou e-mail (disponibilizados mais abaixo);
  • O serviço de monitoria tem um custo e deve ser pago diretamente ao monitor responsável pela trilha no dia escolhido;
  • Cada circuito tem capacidade máximo de 15 pessoas, podendo em alguns circuitos esse número ser menor (certifique-se com o monitor da trilha escolhida);
  • Após fechar data, trilha e monitor responsável, todos os visitantes deverão preencher o Termo de Responsabilidade;
  • Os menores de 18 anos e desacompanhados poderão visitar mediante autorização do responsável – Termo de Responsabilidade para Menor;
  • Para os menores de 14 anos a visitação só será permitida se estiverem acompanhados pelos pais ou responsável;
  • Apresentar documento com foto.

O que levar?

  • alimentos de natureza leve: frutas in natura ou frutas secas, barras de cereais, lanches frios;
  • alimentos calóricos: barra de chocolate, castanhas ou amendoim, biscoitos ou bolachas;
  • água, suco ou qualquer outra bebida, inclusive se for com gás;
  • sacola para guardar os resíduos → recomenda-se levar duas para já separar os resíduos secos recicláveis dos úmidos orgânicos;
  • medicamentos de uso controlado ou aqueles que o visitante julgue necessários, de acordo com a peculiaridade de cada um;
  • capa de chuva ou sacos plásticos para embrulhar materiais que não podem molhar, podem ser úteis caso ocorra chuvas inesperadas (mais frequente na estação verão nos meses de dezembro até março).

O que usar?

  • calça comprida, boné e roupas preferencialmente de cores neutras;
  • calçado confortável, fechado e seguro para percorrer trilhas ou circuitos;
  • repelente e protetor solar (itens peculiares à necessidade individual do visitante).

O que não pode?

  • fumar no local;
  • portar objetos cortantes;
  • fazer uso de bebidas alcoólicas;
  • utilizar jogos de azar, baralho, etc;
  • entrada de animais domésticos, bicicletas, skates, motos e patinetes;
  • perfumes e desodorantes que exalem odores fortes, pois poderão atrair e ou irritar abelhas e outros insetos.

É terminantemente proibida a retirada de quaisquer exemplares da flora e fauna durante as trilhas de uma Unidade de Conservação, salvo os casos em que houver autorização antecipada, tais como autorizações para atividades com finalidade científica e autorizações para atividades com finalidade didática (no âmbito do ensino superior). No caso de descumprimento das regras o responsável responderá e cumprirá as penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais 9.605 de 1998.

Trilhas para visitação

Circuito Base Ecológica – Mirante (nível de dificuldade médio)
15 visitantes por grupo

Trilhas Serra do Japi - Mirante

Esta trilha apresenta médio grau de dificuldade principalmente por apresentar duas subidas íngremes após passagem pela bica de água não potável, atributo presente na trilha, até o término do circuito. Possuindo, aproximadamente, 3 km de extensão pode-se observar a mudança da vegetação Estacional Semidecídua para a Estacional Semidecídua de Altitude.

Ao final da trilha, a 1.185 metros de altitude, é possível ter uma visão panorâmica da cidade e da região. No local, encontra-se um Mirante/Observatório Astronômico Kiko de Matheo, hoje em desuso, construído na década de 80 para avistar o Cometa Halley.

Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada com subida e descida acentuada.

Circuito Base Ecológica – Paraíso (nível de dificuldade médio)
15 visitantes por grupo

Trilhas da Serra do Japi - Paraíso

Esta trilha apresenta médio grau de dificuldade, e é conhecida como Trilha do Paraíso em virtude da cachoeira de mesmo nome ser um atributo presente em seu trajeto. Possuindo, aproximadamente, 4,7 km de extensão esse circuito apresenta vários atributos paisagísticos evidenciando sua alta biodiversidade.

Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada com maior extensão.

Circuito Base Ecológica – Córrego dos Morcegos (nível de dificuldade médio)
15 visitantes por grupo

Trilhas Serra do Japi - Córrego dos Morcegos

Esta trilha apresenta médio grau de dificuldade. Possuindo, aproximadamente, 4,2 km de extensão, o visitante segue em trilha mais fechada e úmida margeando o Córrego dos Morcegos e finaliza em uma área com a presença de várias jabuticabeiras.

Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada de maior extensão e com subida e descida acentuada.

Circuito Base Ecológica – Jabuticabeiras (nível de dificuldade alto)
15 visitantes por grupo

Trilhas Serra do Japi - Jabuticabeira

Esta trilha apresenta alto grau de dificuldade, com uma extensão de, aproximadamente, 8 km apresenta vários atributos paisagísticos como a Cachoeira das Jabuticabeiras. Esta trilha percorre o ponto dentro da Reserva Biológica mais próximo da sua zona intangível (zona com mais alto grau de preservação e de uso restrito).

Recomendada para visitantes acima de 14 anos, acompanhados dos pais ou responsável, adultos e idosos, todos precisam apresentar boas condições de saúde para caminhada de maior extensão.

Confira calendário de visitas às trilhas da Serra do Japi para o mês de março e seus monitores

Calendário março - visita às trilhas
Calendário março – visita às trilhas. Fonte: https://jundiai.sp.gov.br/

Confira relação de monitores credenciados das trilhas e seus contatos (telefone e e-mail)

Monitores das trilhas
Monitores das trilhas. Fonte: https://jundiai.sp.gov.br/

Animados? Ao visitarem algumas dessas trilhas registre muitas fotos e vídeos e nos marque. Ficaremos muito felizes em repostar o registro de vocês nas trilhas da nossa Serra do Japi 😉

Fonte: https://jundiai.sp.gov.br/


Gostou do conteúdo? Deixe seu comentário abaixo.
Caso saiba mais algumas histórias, dicas e curiosidades interessantes sobre Jundiaí no envie aqui 😉

5/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui