Você já deve ter percebido um fato estranho em diversas vias conhecidas em Lençóis: elas possuem números em seus nomes!

Sendo a Rua 15 de Novembro a principal do comércio, e a 25 de Janeiro uma das mais importantes vias de acesso, muitos números estão presentes no nosso dia a dia em títulos de ruas da nossa amada Cidade do Livro!

Mas você sabe o que cada uma delas significa?

Nascidos da proposta de homenagear datas paulistas e nacionais importantes, veja o que cada uma representa:

7 de Setembro!

Conhecida como Rua do Correio, ou Rua da Casa da Cultura, a Sete de Setembro é uma das centrais ruas que levam até a Igreja Matriz, no coração da cidade!

E o que seu nome significa?

Instituída como homenagem a proclamação da independência do Brasil de Portugal, a rua relembra a data de 7 de Setembro de 1822, uma das datas mais importantes da nossa história!

9 de Julho!

A rua que atravessa do Centro da cidade ao Jardim Ubirama é uma das que carregam o comércio, edifícios e atravessa o Clube Marimbondo e a Biquinha Municipal!

E o que significa seu nome?

Em 9 de Julho de 1932 foi deflagrada a Revolução Constitucionalista do Estado de São Paulo, data que é considerada magna para todo o estado, e claro, não poderia ser deixada de ser homenageada!

13 de Maio!

A rua que parte de frente da icônica Escola Dr. Paulo Zillo atravessa lugares conhecidos, como o Bregão e o Café do Feirante!

E o que é homenageado?

A rua que carrega essa data faz uma homenagem e traz reflexão acerca da escravatura, afinal, neste dia em 1888 foi assinada pela Princesa Isabel a Lei Áurea que decretou a libertação de todos os escravizados em território nacional!

15 de Novembro!

A principal rua do comércio Lençoense se estende desde o SAAE até o Cemitério Municipal, atravessando as diversas lojas que preenchem o comércio da nossa cidade!

E a qual data ela se refere?

A mais importante de nosso país! No dia 15 de Novembro de 1889 uma ofensiva liderada por Marechal Deodoro da Fonseca ergueu forças contra a Monarquia, que na época era comandada por Dom Pedro II, no fim daquele dia, durante a noite, o Marechal assinou um manifesto que deu início à República Federativa e Presidencialista no Brasil!

25 de Janeiro!

A avenida que atravessa o centro da cidade no sentido oposto à sua paralela, a 15 de Novembro, desce do Hotel Passer, passa em frente ao Museu Alexandre Chitto e segue até a frente de grandes mercados como Jaú Serve e Supermercado Dia!

E o que é homenageado?

Em homenagem ao marco zero da maior cidade do Brasil, a fundação do Colégio dos Jesuítas! Que foi fundado em 25 de Janeiro de 1815 pelos padres Manuel de Nóbrega e José de Anchieta e que por sua vez é homenageado também como escolha da data de aniversário de São Paulo, que agora em 2022 comemorou 468 anos!

28 de Abril!

A avenida é conhecida pela sua gigantesca ladeira, em ângulos íngremes ao extremo, sendo possível sentir as costas descolarem dos bancos de veículos que descem a via, e conecta os bairros altos da cidade como a Vila Cruzeiro, passando pelo Parque do Paradão e indo até o Jardim Ubirama!

E você como bom lençoense já sabe o que significa não é mesmo?

A rua foi escolhida para homenagear a data de aniversário da nossa amada Cidade do Livro, que nesse ano de 2022 comemora 164 anos!

Esquecemos alguma rua com datas importantes?

Comenta aqui em baixo!

#solutudodebom!


          

Quer ficar por dentro de todo o conteúdo da Solutudo Lençóis Paulista? É só seguir a gente no Instagram e curtir nossa página no Facebook!

E se você conhece alguma história de Lençóis e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou nos chame nas redes sociais!#solutudodebom!

5/5 - (1 vote)

2 COMENTÁRIOS

  1. Muito boa matéria, porém há um equívoco grave.
    A avenida 25 de Janeiro deve seu nome à data em que nossa cidade recuperou a Comarca, que então pertencia a Agudos.
    A data de fundação de São Paulo é apenas uma coincidência. Anteriornente, seu nome era Dona Januária.
    Por sua vez, a avenida 9 de Julho recebeu esse nome no final dos anos 1950, quando se chamava avenida Siqueira Campos.
    Outras ruas centrais tambem foram “rebatizadas”, a exemplo da Antonio Tedesco, anteriormente rua Floriano Peixoto, a Marechal Deodoro, atualmente Pedro Natálio Lorenzetti, a Coronel Joaquim Anselmo Martins, anteriormente Rua Tibiriçá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui