Lugares que contam a história de um povo ou sobre determinado tema, os museus são verdadeiros portais que nos transportam para realidades distantes – ou até mesmo inimagináveis! ??

Neste Dia Internacional dos Museus, que tal dar uma ‘voltinha’ por museus de Jundiaí e do mundo inteirinho? ? Pois éee, e tudo isso possível graças à tecnologia, claro! ??‍?

História da nossa gente!

Para começarmos, você sabia que nossa cidade possui 6 museus? ? Siim! E ó, 2 deles estão mapeados por dentro com fotos em 360º, que podem ser acessadas gratuitamente pelo computador ou pelo smartphone! Que chique, né? Bora então conhecer por dentro esses locais que contam a história de nossa gente? ?

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão

Datado de 1862, o local foi residência de Antônio de Queiroz Telles, o Barão de Jundiaí, que já recebeu como visitante, olhem só, o Imperador Dom Pedro II! ? Após um tempo sem atividades públicas, foi reinaugurado em 1965 como Museu Histórico e Cultural de Jundiaí.

museus de jundiaí
Entre os museus de Jundiaí, talvez o mais conhecido e histórico da cidade. ? (Foto: PMJ/ Reprodução)

A propriedade do Solar também conta com um lindo jardim que abriga além de uma diversidade maravilhosa de plantas, resquícios de uma das construções mais antigas ainda existentes na cidade: uma parede feita de taipa de pilão datada do século XIX que, segundo alguns historiadores, pode ser até mais antiga que a própria estrutura atual do Solar do Barão. ?

E olha que demais: enquanto as atividades do Solar seguem suspensas, por conta das restrições aplicadas no combate da pandemia, você pode conhecer ou matar a saudade desse local tão especial para Jundiaí fazendo o seu tour virtual neste link. Top, né? ?

Pinacoteca Municipal

Esse lugar aqui é bem legal e talvez sua história não seja tão conhecida por parte dos jundiaienses. Estamos falando do prédio construído em 1896, no início da Rua Barão, e que abriga atualmente a Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes. Aliás, uma curiosidade: você sabia que até 1979 era lá que ficava o Siqueira de Moraes, a primeira escola pública de Jundiaí? ?

Além do acervo permanente, com obras de artistas como Diógenes Duarte Paes, ‘patrono’ da Pinacoteca, Inos Corradin, Flávio Carvalho, Chrismontez de Brito e Elvio Santiago, o local ainda promove exposições itinerantes, workshops e oficinas de artistas plásticos brasileiros e de Jundiaí e região.

Assim como o Solar, a Pinacoteca também está com suas atividades suspensas por ora, mas você já sabe, né: clicando aqui você pode ver dar um tour bacana pelo centenário prédio e conferir algumas de suas exposições. 🙂

pinacoteca e museus de jundiaí
Entre os históricos museus de Jundiaí, uma joia se destaca: a Pinacoteca! (Foto: PMJ/ Reprodução)

Do Brasil… e do mundo!

Agora você será transportado aos principais museus do universo inteirinho sem sair daí, de onde você está! ? O Google, pela iniciativa ‘Arts and Culture’, já mapeou mais de 2 mil museus ao redor do mundo e disponibiliza as imagens em 360º gratuitamente. ?

Bora então dar um rolezinho? ?

Museu Nacional

Pelo ‘Arts and Culture’ é possível viajar por grande parte das belezas e maravilhas do Museu Nacional antes do incêndio que destruiu mais de 90% de seu acervo, em 2018.

Museu de Arte de São Paulo

Outro museu famosão que dá pra conhecer sem sair da cama é o MASP, fundado em 1947 e que foi projeto pela arquiteta Lina Bo Bardi, a mesma que ficou responsável pelo projeto de restauração do nosso teatro lindão, o Polytheama. Legal, né?

Museu de Auschwitz

Retratando os horrores do holocausto, o projeto do Google permite um mergulho na história da primeira metade do século passado com o acervo do museu.

E claro, tem muitas outras opções bacanas, como o Museu Van Gogh, Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, e até o Museu do Futebol, em São Paulo! Demais, né? ❤


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (3 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui