Já mostramos aqui na série #JundiaíRaiz, em comemoração ao aniversário de 364 anos de Jundiaí, as comidas e points culinários mais tradicionais da cidade e até desvendamos a nossa língua local, o ‘Jundiainês’.

Agora, gente boa desta nossa ‘Jundiaí do Japi’, vamos descobrir juntos os famosos que nasceram nesta terra querida! E olha que você vai se surpreender com algumas das personalidades que apresentamos aqui, hein? Tem personagem da Disney, jogador de futebol, consultor da Globo, pioneira dos ares e até pesquisadora da Nasa! Bora nessa? 😀

Zé Carioca

É isso mesmo, minha gente! O Zé Carioca é caipira! ? O clássico papagaio, representante da alma brasileira nos desenhos da Disney no século passado, durante os anos da chamada ‘política de boa vizinhança’ dos Estados Unidos para com os países da América, foi inspirado em um jundiaiense!

José do Patrocínio Oliveira foi o conterrâneo ‘muso inspirador’ da trupe de Walt Disney. Ele nasceu em 1904 e com 28 anos foi para o Rio de Janeiro para trabalhar como músico em uma rádio, ao lado de grandes nomes na época como Pixinguinha, Nélson Souto, entre tantos outros. Em 1939, partiu para os Estados Unidos a fim de participar de turnês de uma orquestra brasileira. Um ano depois, foi contratado para atuar ao lado da famosíssima Carmen Miranda em filmes como ‘Aconteceu em Havana’ e ‘Uma Noite no Rio’. Neste meio tempo, conheceu Walt Disney e foi aí que sua carreira deslanchou até se tornar a grande inspiração para o personagem brasileiro. Patrocínio não apenas inspirou o papagaio Carioca como também foi seu dublador! Escuta só:

A voz de Jundiaí pelo mundo: José do Patrocínio! (Via youtube.com)

Carla Borges

O sobrenome dessa jundiaiense, capitão da Força Aérea Brasileira (FAB) e primeira mulher a pilotar o avião presidencial, poderia ser muito bem ‘Pioneira’. Saca só: Carla, que nasceu em 1983, morou por anos na região da Vila Rami. Mesmo estando em terra firme, desde criança voar foi seu maior sonho. Aos 20 anos esse sonho se realiza e, olha, de uma maneira que nem imaginava, viu: ela passou a integrar a primeira turma de mulheres no curso de formação de oficiais da Academia da Força Aérea (AFA).

Daquele momento em diante, a capitão Carla só alçou voos cada vez mais altos – e pioneiros: em 2005 foi a primeira mulher a integrar o esquadrão de defesa das fronteiras no estado de Roraima, em 2011 tornou-se a primeira mulher a comandar um caça da FAB e em 2016 passa a ser a primeira mulher na história a compor o seleto grupo de pilotos da aeronave presidencial.

E olha que não é qualquer um que pilota para o presidente não, hein? É necessário para integrar esse grupo de pilotos a aprovação por um conselho operacional da FAB e atender a requisitos como competência operacional e comportamento. É Jundiaí voando alto alto com a Carla! ✈?

Capitão Carla ao lado do ex-presidente Michel Temer, a quem passou a transportar a partir de 2016. (Via youtube.com)

Max Gehringuer

Olha que bacana: conhecido por grande parte do público brasileiro por suas participações em programas de TV, o administrador de empresas Max Gehringer é outro jundiaiense que se destacou no cenário mundial! Nascido no bairro da Ponte São João no ano de 1949, chegou a trabalhar na Cica como office boy; cursou o Técnico em Administração na Escola Prof. Luiz Rosa e se formou em Administração na Faculdade Padre Anchieta. E com toda certeza só tomava Turbaína! ? Max chegou à direção de empresas multinacionais e em 1999 ficou entre os 30 Executivos Mais Cobiçados do Mercado em pesquisa realizada pelo jornal Gazeta Mercantil. Tem mais de 20 livros publicados, além de seus comentários e colunas em importantes rádios, jornais e revistas do país.

Max Gehringer, jundiaiense que ganhou o mundo!
Max Gehringer tem mais de 20 livros publicados. (Foto: Instituto Mauá de Tecnologia/Reprodução)

Duília de Mello

“Quem poderia imitar o teu céu com tuas cores? Com teus lindos fulgores?” Com certeza foram os céus jundiaienses que inspiraram a professora, astrônoma e pesquisadora da Nasa Duília Fernandes de Mello a admirar e se encantar com as belezas e os mistérios do universo! Nascida em 1963, por 6 anos morou com sua família na cidade, primeiro no Centro e após algum tempo no bairro do Caxambu. Em entrevista ao Jornal de Jundiaí em 2016, Duília revela que depois de adulta nunca mais voltou a Jundiaí, e confessa que sente saudades daqui: “Tenho ótimas lembranças do restaurante que frequentávamos aos domingos(…). Gostaria de voltar a Jundiaí e tentar achar a casa em que moramos no Caxambu. Adoraria ir à Festa da Uva!”.

Depois de Jundiaí, morou ainda em São Paulo e Belo Horizonte antes de se estabelecer no Rio de Janeiro, onde em 1985 graduou-se em Astronomia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Após diversas especializações na área, em 1997 torna-se colaboradora da Nasa e em 2008 professora da Universidade Católica de Washington. Possui atualmente mais de 100 artigos publicados, descobertas relevantes, prêmios e até o nome na lista das 100 pessoas mais influentes do Brasil em 2014, da revista Época. Que currículo!

Duília Mello é astrônoma e trabalha na Nasa desde 1997. #JundiaiRaiz é essa!
Duília é pesquisadora colaboradora da Nasa desde 1997. (Foto: Ascom UnB/Reprodução)

E você? Sabe quem mais é de Jundiaí?

Chegou a sua hora de nos mostrar que manja sobre os famosos que nasceram por aqui. Participe do nosso quiz e manda ver! 😉

Famosos de JundCity: você manja?


Famosos de JundCity: você manja?

Question 1 of 4.

Que goleiro é natural de Jundiaí?

1. Walter
2. Doni
3. Rafael Cabral
Question 2 of 4.

Qual destes atores nasceu em Jundiaí?

1. Max Fercondini
2. Mateus Solano
3. Jean Fercondini
Question 3 of 4.

Qual jogador nasceu em Jundiaí?

1. Grafite
2. Amaral
3. Márcio Mossoró
Question 4 of 4.

Qual destas atrizes é jundiaiense?

1. Lilia Cabral
2. Maitê Proença
3. Bianca Bin

Next question 1 of 4

All 4 questions completed!


Share results:

Famosos de JundCity: você manja?

Want more stuff like this?

Get the best viral stories straight into your inbox!
Don`t worry, we don`t spam



Nossa gente é maravilhosa mesmo, não é? ❤ E vocês sabiam de tanta gente importante, famosa que é da cidade? Conta pra geral aqui nos comentários se você sabe de mais famosos que fazem sucesso pelo Brasil afora e que não apareceram aqui na nossa lista! Vamos ficar muito felizes. ?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui