No mercado atual, extremamente competitivo e qualificado, é indispensável para uma empresa ter o seu quadro de colaboradores cada vez mais capacitado e motivado para os desafios enfrentados diariamente.

Para tanto, segundo Elaine Ninzoli, profissional de RH e responsável pela We Treinamento e Crescimento Profissional, o empresário que quer conquistar resultados positivos para si e para seus funcionários precisa pensar em três caminhos: Seleção e Treinamento, Ferramentas de Gestão e Organização de Políticas e Procedimentos de Recursos Humanos.

Foto de Elaine Ninzoli, responsável pela we treinamento e crescimento profissional, sentada à mesa e olhando com um sorriso para a câmera.
A paulistana Elaine Ninzoli tem 30 anos de experiência na área de RH. (Foto: Arquivo Pessoal)

1. Seleção e Treinamento

Elaine defende que os valores do candidato devem ser claros e alinhados com os da empresa logo no processo seletivo. “Conhecer muito bem quem está me pedindo um candidato, para que eu apresente o profissional não só tecnicamente, com formação e experiência desejadas, mas principalmente conhecer seus valores é essencial. O candidato pode vir muito bem preparado tecnicamente, mas se ele não tem o comportamento desejado, não ficará no cargo”, explica.

Ainda segundo Elaine, os esforços do empresário não acabam na contratação. A experiência de quase 30 anos em grandes empresas planejando e aplicando treinamentos de liderança, de equipe e de estruturação de RH, e de quase uma década dando aulas nos cursos Técnicos de RH, Comportamentais para Liderança, de Equipes, Comunicação e Atendimento ao Cliente, lhe mostraram que o constante aprimoramento é mais do que necessário.

Também já tive alguns clientes que buscavam a certificação ISO 9000, que define as normas para uma gestão da qualidade, e o RH tem muita influência nisso. Como eu já tinha experiência de outras empresas, eu ajudei na implantação dessa ISO e toda a estrutura de RH nessas empresas.

Foto de uma plateia, em primeiro plano, prestando atenção em um grupo de mulheres que estao de pé a frente, e à esquerda Elaine, responsável pela we treinamento, olhando para um telão.
Desde o começo da carreira, ainda na cidade de São Paulo, Elaine planeja e aplica treinamentos. (Foto: Arquivo Pessoal)

2. Ferramentas de Gestão

Mais do que oferecer capacitação aos funcionários, a própria empresa precisa fazer a gestão de pessoas e oferecer aos funcionários um ambiente motivador, que proporcione, de fato, um crescimento profissional.

Para isso, existem as chamadas ‘ferramentas de gestão’, que Elaine exemplifica com duas: a Avaliação de Desempenho, que compara o rendimento apresentado pelo colaborador com aquele que é esperado pela empresa, e tem como principal objetivo o Desenvolvimento Profissional, e a Pesquisa de Clima Organizacional, que tem como objetivo mapear as percepções dos profissionais em diversos aspectos.

“Eu acredito que a Pesquisa de Clima é algo que traz para a empresa um diagnóstico muito interessante para a satisfação e aumento da produtividade.”

Elaine lembra do caso de uma empresa que a contratou para aplicar essa ferramenta. Uma das coordenadoras foi apontada pela equipe como “tecnicamente ótima, mas sem habilidades para lidar com os funcionários”. Foi então realizado um trabalho com ela, porque a própria funcionária percebia as suas dificuldades na gestão de pessoas e esse ponto melhorou depois da pesquisa. “A gente detectou os problemas e ela se conscientizou. Quando vejo esse resultado fico muito feliz.”

3. Organização de Políticas e Procedimentos de RH

Organização é ponto-chave em qualquer empreitada, principalmente se essa for o crescimento sustentável da empresa. Política de remuneração, cargos e salários, tudo isso precisa ser pensado, implantado e esquematizado pelo RH. “É preciso escrever qual a prática da empresa em relação a cargos, salários e a treinamentos, e isso geralmente é o profissional de Recursos Humanos da empresa que faz.”

“Entretanto, existem empresas que não têm um profissional preparado para isso. Então eu crio ou ensino o colaborador ou até mesmo o empresário a se organizar e levar esse conhecimento para a prática”, comenta.

Novos caminhos: Mentoria

Formada em psicologia, com diversos cursos e especializações na área de recursos humanos e psicodrama, pós-graduação em Educação Corporativa e 30 anos de bagagem na área, Elaine lança o serviço de Mentoria pela We Treinamento e Crescimento Profissional.

Homem de pé explicando, conversando com uma pequena plateia, para ilustrar o processo de mentoria aplicado pela we treinamento para crescimento profissional.
“A proposta é: uma pessoa com maior experiência e tempo de carreira ajudar o mentorado em sua área de atuação.” (Foto: Pexels/Reprodução)

Ela explica que o processo de mentoria tem como objetivo desenvolver o mentorado por meio do compartilhamento de experiências, com ações individuais ou em grupos.

“Será um momento de ouvir, falar e compartilhar momentos difíceis de sua vida profissional que já foram vividos pelo mentor”, comenta.

O propósito desse trabalho da We é ajudar jovens profissionais de RH em sua trajetória, principalmente o profissional que não tem uma referência dentro de sua própria empresa ou quer dicas para orientação profissional na área de Recursos Humanos.

Serviço

We Treinamento e Crescimento Profissional

  • Telefone: (11) 98443-9980
  • E-mail: elaine@wetreinamento.com.br

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história inspiradora de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui