A antecipação das férias escolares como medida de prevenção no combate ao coronavírus pegou as famílias de surpresa e muitas terão que se programar para conseguir cuidar dos pequenos. Pensando nisso fizemos uma seleção de brincadeiras para entreter as crianças nesse período:

Jogo da memória

Funciona assim: os participantes da brincadeira escolhem um cômodo da casa e se reunem lá. Todos ficam por alguns minutos olhando os objetos do lugar. Depois, uma pessoa é escolhida para ser vendada. Outra pessoa escolhe um objeto daquele cômodo e coloca na mão da pessoa com a venda, para que esta possa descobrir, apenas pelo tato, que objeto tem em suas mãos. Para ficar mais difícil, pode-se pular a parte em que se escolhe um cômodo específico e ficam valendo todos os objetos da casa. Se tiver muita gente para participar, pode-se dividir em grupos e ganha o grupo que acertar um maior número de objetos.

Stop

Para brincar de Adedonha ou Stop você vai precisar apenas de papel e caneta para cada jogador. Depois se define as categorias que vão entrar no jogo (escolha pelo menos cinco), como: NOME, ANIMAL, FRUTA, COR e CEP (cidade, estado, ou país).

O objetivo é preencher todas as categorias com a letra sorteada primeiro que os colegas. Quem terminar primeiro deve dizer: “stop”, então todos devem parar de escrever e contar os pontos.

Corrida do algodão

O desafio é transferir as bolas de algodão de uma vasilha para a outra, com os olhos vendados e usando a colher. Quem transferir o maior número de bolas dentro de um determinado tempo ganha. Não pode ajudar com a outra mão! No início parece fácil, porque a primeira vasilha está cheia de bolas. Só que elas são leves e não dá para sentir o peso direito. Com isso, as bolas vão sendo derrubadas para fora do pote e tudo o que você coloca na colher é ar.

Tênis de bexiga

Sabe aqueles pratos descartáveis que a gente sempre tem em casa? Basta colar um palito de picolé que ele vira uma raquete para um animado jogo de tênis com bexiga. Uma dica pra deixar a atividade ainda mais legal é  prender um fio em duas cadeiras para poder transformar a sala numa quadra de verdade. Assim, vocês têm um campo imaginário em casa.

Massinha de modelar caseira

Com 2 xícaras de farinha de trigo, 1 xícara de sal, meio copo de água e tinta guache, faça uma massinha caseira para entreter as crianças.

Guerra com balão d’água

Divida as crianças em dois grupos e comece a diversão pedindo que todos encham os balões com água de maneira que não fiquem muito cheias, porque podem machucar, nem murchas, porque daí não estouram.

Os grupos devem ter cada um a sua área como acontece nos jogos de queimada e devem tentar atingir os membros da equipe adversária.  Os participantes que forem atingidos e não conseguirem segurar o balão fazendo com que ele cai no chão e estoure, estão fora da brincadeira.

Se forem atingidos e conseguirem pegar o balão, ou se o balão cair e não estourar, ainda estão dentro do jogo. Ganha a competição a equipe que permanecer com um membro dentro da brincadeira.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: bianca.camargo@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui