Essa semana ocorre o famoso Desfile de 7 de setembro. Atualmente, muitos cidadãos da cidade vão às ruas para assistir a celebração ou ver os filhos e familiares no desfile. Mas, com certeza, alguns jundiaienses que cresceram na cidade devem se lembrar que um dia também já desfilaram por Jundiaí.

Desfile no ano de 1997 (Foto: Arquivo Prof. Maurício Ferreira)

Algum tempo atrás, o desfile não era feito em um só local, percorria o centro da cidade e também os bairros nos entornos das escolas. A partir de 1975, com a inauguração da Avenida 9 de Julho, a maioria das escolas decidiram centralizar o desfile por lá, mas algumas optaram por continuar o desfile nos bairros por conta de custos e locomoção. Em meados dos anos 1990, o desfile passou a ser na Avenida Prefeito Luis Latorre, onde é realizado até hoje. Que tal aproveitar para recordar alguns momentos com os registros antigos que conseguimos?



No desfile de 1941 o Prefeito Manoel Aníbal Marcondes fez o hasteamento da Bandeira Nacional junto com o povo jundiaiense na Praça da Independência em frente a Catedral (Foto Janczur – Foto Ideal – Arquivo Prof. Maurício Ferreira)

Olhem como as roupas eram diferentes na época!

Desfile de 1948, desfile da Escola Industrial na Rua Barão de Jundiaí (Foto Acervo Cecília Zotini Vicari – Arquivo Prof. Maurício Ferreira)

Quem não adora as bandas do desfile?

Você se lembra de já ter desfilado com sua escola?

E como será o desfile esse ano?

As celebrações da semana da pátria já começaram em Jundiaí. Na segunda-feira (2), o tradicional fogo simbólico foi aceso em cerimônia realizada na Escola Superior de Educação Física de Jundiaí (ESEF), contando com um percurso realizado por atletas convidados.

O Desfile Cívico será realizado neste sábado, 7 de setembro, na Avenida Prefeito Luis Latorre. O evento começa a partir das 9h com o 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) e também contará com a participação de EMEBs, que esse ano terá o dobro das escolas que desfilaram no ano passado, grupos escoteiros da cidade, Clube do Carro Antigo, integrantes da Unidade de Gestão de Esportes e Lazer (UGEL), Guarda Municipal de Jundiaí, Defesa Civil, ESEF, dentre outras instituições.

Agora que já relembraram, todos estão convidados para prestigiar o desfile desse ano! (Foto: Fotógrafos e Arquivo PMJ)

Por que o desfile?

Esse ano é comemorado o 197º aniversário da independência do Brasil, data declarada em 1822. As comemorações do Dia da Pátria se iniciaram no século XIX e hoje seguem com desfiles e celebrações por todo o país, em que milhares de pessoas vão às ruas para celebrar a data e observar as tradições militares no Desfile de 7 de setembro.

É considerada uma das datas mais importantes do país, sendo feriado nacional, pois abriga um dos principais acontecimentos de nossa história: o dia em que Dom Pedro I proclamou o grito da independência às margens do Rio Ipiranga (São Paulo), rompendo nossa ligação com Portugal.

Todo esse processo foi resultado de um desgaste nas relações entre os colonos brasileiros e Portugal. O marco inicial dessa história é considerado a partir de 1808, quando a família real portuguesa foi transferida para o Brasil e os portos foram abertos. Essa mudança foi consequência da invasão de Portugal por tropas francesas, sendo, portanto uma fuga da família para o nosso país.

Fonte: Assessoria de Imprensa PMJ, Ministério da Defesa, Brasil Escola, Prof. Maurício Ferreira.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

4/5 - (1 vote)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui