Provavelmente você já ouviu por aí que Jundiaí é a terra da uva, certo? É indiscutível que a uva tem um lugar de destaque na agricultura e na cultura da nossa cidade. Mas você sabe qual a origem de todo esse amor pela fruta?

Jundiaí + 🍇 = 💜 (via Giphy.com)

Terra da Uva

Há registros que comprovam que láaa no ano de 1669 já havia o cultivo de uvas por aqui, e até da venda de vinhos produzidos a partir dessas. 😱 Ao longo das décadas, bairros com tradição rural e com povoamento de famílias agricultoras de origem italiana elevaram a importância da fruta na economia da cidade.

Mas foi só em 1933, lá no bairro do Traviú, que a produção da uva Niágara Branca, em uma pequena propriedade rural da família Carbonari, revolucionou a história de Jundiaí e a tornou nacionalmente conhecida como a Terra da Uva.

Entenda nesse vídeo que o Edu, lá no Mania de Jundiaí, fez pra gente explicando um pouco sobre essa revolução e o que ela causou na cidade:

Foto de baixo de pés da uva niagara rosada, em propriedade de Jundiaí.
Cachos da uva #JundiaíRaiz: a Niágara Rosa! (Foto: Wikimedia/ Reprodução)

Festa da Uva

O sucesso dessa descoberta foi tão grande que a Niágara Rosada motivou, no ano de 1934, a realização da primeira Festa da Uva da cidade, que contou com mais de 100 mil visitantes. Essa primeira edição foi feita nas ruas do centro da cidade, e com seu grande sucesso, precisou-se construir um espaço especialmente para ela, o Parque da Uva, inaugurado em 1953, e que homenageia o agricultor que fez a descoberta: o senhor Antônio Carbonari.

Fotografia em preto e branco da 1ª festa da uva de jundiaí, em 1934, com homens vestidos com roupas listradas, desfilando pelas ruas do centro, com uma multidão nas laterais.
Desfile pelas ruas do Centro, durante a primeira Festa da Uva de Jundiaí, em 1934. (Foto: Wikimedia/Reprodução)

Segundo dados da prefeitura, há atualmente na cidade mais de 1500 propriedades agrícolas, cerca de 52% do território municipal. Dessas propriedades, por volta de 500 produzem uva, 30% de toda a uva produzida no Estado de São Paulo.

Serviço

37ª Festa da Uva e 8ª Expo Vinhos

  • Datas: 16, 17, 18, 19, 24, 25, 26 e 31 de janeiro, e 01 e 02 de fevereiro
  • Horários: abertura: quinta-feira (16), às 18h; sextas-feiras, das 18h às 22h; sábados, das 10h às 22h e domingos das 10h às 21h.
  • Local: Parque Comendador Antônio Carbonari – Parque da Uva (Av. Jundiaí, s/n – Anhangabaú)
  • Entrada gratuita – com ação solidária de 1 quilo de alimento não perecível

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui