A Festa da Uva tá logo aí, sua abertura ocorrerá no dia 17/01, você já conhece a história dessa festa maravilhosa que já está em sua 36ª edição?

Aproveitando o clima da festa, resolvemos contar um pouco da história dessa beleza de Jundiaí e como Jundiaí se tornou a “Terra da Uva”!

Tudo começou com as uvas, é claro, elas que já eram cultivadas em terras jundiaienses desde 1669 e que inclusive já havia registros da venda de vinhos produzidos a partir das mesmas nessa época.

Mas a uva que nos deixou famosos não foi uma uva qualquer. Em 1933, a produção dessas uvas deliciosas ganharam destaque e revolucionaram a história da cidade com o surgimento da magnífica Niágara Rosada, uma nova variedade de uva, exclusiva de nossa cidade! Ela surgiu através da mutação genética espontânea, a partir da produção da Niágara Branca (uma outra variedade de origem Americana). Esse fenômeno ocorreu no bairro do Traviú e chamou a atenção de todos produtores e consumidores da cidade, tornando a nossa cidade conhecida até hoje como a Terra da Uva.

O sucesso foi tão grande, que a nova variedade de uva motivou, no ano seguinte, a realização da primeira Festa da Uva da cidade, que contou com mais de 100 mil visitantes. Essa primeira edição, ocorrida em 1934, foi feita nas ruas do centro da cidade, e com seu grande sucesso, precisou-se construir um espaço especialmente para ela, o Parque da Uva, inaugurado em 1953.

A festa possui atrações variadas, a famosa Pisa da Uva, exposição e venda de vinhos e uvas de nossa cidade, artesanato, degustação, praça de alimentação, espaço para as crianças, mostra fotográfica, shows especiais, workshops, fazendinhas e outras atrações culturais.

Ela já possuí seus 84 anos e é a maior Festa da Uva do estado de São Paulo, sendo reconhecida nacionalmente! Que orgulho de nossa cidade né?!

Jundiaí continua sendo a Terra da Uva, abrigando grandes produtores tanto da fruta in natura quanto de vinhos, contando com roteiros turísticos para um passeio pelas adegas da cidade.

E se você é jundiaiense da gema, acredito que não vai perder essa festança né?!

Ela ocorre de 17/01 a 03/02, às sextas, sábados e domingos.

Confira mais detalhes da festa em nossa área de eventos:
https://bit.ly/2Fjs8dC


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui