Maaais uma confirmação do que o jundiaiense já sabia: Jundiaí ficou em primeiro lugar entre as cidades com mais de 350 mil habitantes no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC-BR)! 🤩👏🥇

Lançado nesta terça-feira (23/03), o índice conta com dados variados, que vão da economia à sustentabilidade, e analisa o progresso de cidades brasileiras em relação à implantação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) formulados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para a chamada Agenda 2030. De 770 cidades brasileiras analisadas, apenas 16 tiveram notas superiores a Jundiaí – todas elas com populações inferiores a 350 mil habitantes.

Em pontuação que vai de 0 a 100, Jundiaí obteve uma pontuação geral de 67,09, com destaque nos objetivos de “Consumo e produção responsáveis” e “Vida na água”, ambos com notas 100, “Energia limpa e acessível”, com 99,86 de pontuação, e “Ação contra a mudança global do clima”, com nota 92,43. 🔝

Imagem aérea da represa de acumulação de Jundiaí
(Foto: PMJ/ Reprodução)

Ainda segundo o ranking, a cidade possui grandes desafios para cumprir os objetivos de “Saúde e bem-estar“, “Educação de qualidade“, “Igualdade de gênero” e “Proteger a vida terrestre“. Acesse este link para conferir os indicadores em que precisamos melhorar.

Para o gestor de Governo e Finanças de Jundiaí, José Antonio Parimoschi, “o forte investimento em governança que fizemos nos últimos anos possibilitou uma gestão mais eficiente e que fossem assegurados os melhores resultados das políticas públicas para a população de nossa cidade”.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Surgidos no ano de 2015, a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) fazem parte de um grande pacto assinado por 193 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil, para o enfrentamento dos principais desafios globais.

Com o propósito de promover universalmente a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental, a Agenda 2030 trata de questões que requerem a participação ativa de todos – governos, sociedade civil e setor privado. Para saber mais sobre os ODS e a Agenda 2030 acesse aqui o site oficial do pacto.

Dados ao alcance de todos

Voltando aqui para a nossa cidade, saiba que você, cidadão, pode ter acesso aos dados relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) em Jundiaí. Através da nova versão do Observatório Jundiaí, atualizada recentemente pela Prefeitura, você pode acompanhar cerca de 300 indicadores sociais e econômicas, dados de Saúde, Educação, Transporte, Segurança, Economia, entre outros. O endereço é observatorio.jundiai.sp.gov.br.

Página inicial do ‘Observatório Jundiaí’, com o painel dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. (Foto: Solutudo/ Reprodução)

Essa é mais uma ótima notícia para comemorar, compartilhar e também acompanhar, não é mesmo? 😍🎊 Bora lá celebrar e fazer da nossa cidade um lugar cada vez melhor pra nós e para os que virão! ☺️ 🙏


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem alguma informação bacana de Jundiaí e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: jornalismo.jundiai@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui