Nossa Senhora do Patrocínio, Igreja Matriz da cidade de Jaú, guarda muitas histórias. Sua fisionomia lembra muito um castelo, com certeza, beleza é algo que não falta em sua volta. Mas quais são os mistérios por trás dessa construção histórica?

Nossa Senhora do Patrocínio

A Igreja Nossa Senhora do Patrocínio é considerada um dos mais lindas igrejas do interior paulista, a construção da Igreja marcou o início de grandes povoados em Jaú. Hoje, o templo que tanto admiramos, é a terceira imagem reerguida da Igreja. Sua primeira obra, começou com uma pequena capela, uma espécie de rancho pau-a-pique coberto com folhas de jeribá, no ano de 1853.

A segunda capela surgiu após a criação do povoado de Jaú, e sua construção era de madeira. Bento Manoel de Moraes foi o responsável por doar grande parte de seus bens para a construção de um novo templo. O terceiro templo começou a ser construído no ano de 1868, com todo o suporte necessário para atender a grandiosa fé da população.

A Igreja Matriz recebeu uma valorosa contribuição estrangeira para seu novo templo. Seu engenheiro-arquiteto, João Lourenço Madein, recém chegado da Europa, trabalhou no terreno da Igreja em seus 10.000 metros quadrados. A planta da Igreja foi desenhada em forma de cruz, como uma manifestação de fé, para toda a população.

A mão de obra do templo obteve uma grande ajuda italiana, em 1904, Torello Dinucci, assumiu o controle da obra para a construção final. Torello pediu a ajuda de seu neto, Arnaldo Leonelli, para que viesse da Itália para a construção da abobadilha da Igreja. O término oficial da Matriz ocorreu no ano de 1905, com sua grande torre de cruz iluminada, tornando-se a primeira cruz iluminada no Brasil. 

Vitrais da Matriz:

Os vitrais ganharam nome dos principais doadores. O primeiro vitral é de doação da Família Morais Navarro. O segundo vitral, é de doação da Família Almeida Prado.

Altares da Matriz:

São localizados 3 altares dentro da Matriz. As missas eram rezadas alternando-se os altares, as celebrações principais eram executadas no altar-mor, ou seja, no altar principal.

Beleza, conhecimento e cultura, são grandes patrimônios da nossa Matriz, já conhece essa beleza de perto?


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

5/5 - (2 votes)

1 COMENTÁRIO

  1. Gostaria se possível fotos de jogadores do. XV pois meu pai jogo no time nome dele Victor Busnardo (conhecido como Paraíba),muito obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui