Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.

É bom demais vermos professores inspirados no dia a dia! E é gratificante vermos os alunos mais focados e observarmos a educação sendo valorizada. Pensando nisso, um professor jauense decidiu inovar em seu modo de ensinar.

A história de Jaú foi escrita pelo professor, José do Amaral Mendes Braga Júnior, em um livro didático. O livro ”Histórias do Jahu – Projeto Perobeiras”, conta a forte tradição da cidade, a origem da peroba-rosa. A árvore é origem da cidade e se transformou no brasão e na bandeira. Os alunos de José estavam em uma pesquisa sobre a árvore e poucos sabiam a história concreta. Tudo começou por essa questão ambiental e poucos realmente sabiam.

O auxílio do professor com seu livro começou na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef), logo depois, outras escolas estavam usando o mesmo método. Com a iniciativa do livro, os alunos começaram plantar mudas da árvore por todas as escolas.

“É uma árvore que tem importância histórica e cultural. Aí tem a questão histórica: está no símbolo, na bandeira e no brasão. Aí eles começaram a reclamar, ela está extinta, ninguém planta. Tomamos iniciativa de plantar e o livro tem esse objetivo de fazer o resgate cultural”, comenta o professor.

Em seu livro também é contado a história dos primeiros povoados de Jaú, a emancipação político-administrativa, detalhes sobre o aviador João Ribeiro de Barros, entre outros destaques. Jogos educativos também estão presentes no livro e muitas outras histórias importantíssimas sobre a trajetória da cidade.

Formado em pedagogia, o sociólogo José do Amaral, tomou essa decisão para melhorar seu modo de ensinar e tentar tornar suas aulas de história mais criativas e mais interessantes. O livro em si, é para estudantes do ensino fundamental e os mesmos, tiveram participações importantes no livro, como desenhos e figuras.

Por Jaú ser um município bem antigo, a história é bem diversificada com muitas lendas, mitos e uma viagem no tempo que começa na pré-história. No livro de José, é tudo bem ilustrativo e informativo. Parabéns professor, por sua ótima iniciativa. Nós da Solutudo te desejamos tudo de bom! Que o ensino seja cada vez mais valorizado e que ideias como essa, sejam frequentes em nossos dias <3

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui