Esse conteúdo é um oferecimento da Carlão Fish, empresa que apoia as boas notícias de Jaú.


Considerada uma das cidades mais prósperas do estado de São Paulo no século 19, Jaú já tinha bancos, trem, companhia de energia elétrica, água e esgoto e até telefonia, mas faltava um investimento na área de saúde, principalmente para a população carente do município. Confira como surgiu a Irmandade de Misericórdia e posteriormente a Santa Casa de Jaú.

Idealização

Tudo começou no dia 09 de julho de 1893, O Capitão Alberto Gomes Barbosa realizava em sua casa uma importante reunião, onde foi discutida a criação de uma casa de caridade em Jaú. Liderado pelo padre Antônio Pires Guerreiro, todos envolvidos entraram em um acordo e foi batido o martelo a construção do hospital. O terreno foi doado pela senhora Fabiana Pereira de Jesus.

Com a direção do médico Augusto De Souza Marques era criada a “Irmandade de Misericórdia de Jahu”, se tornando a maior obra filantrópica da cidade. No dia 27 de maio de 1906 o hospital Santa Casa de Jahu já estava instado e funcionando.

Imagem área da Irmandade de Misericórdia e da Santa Casa de Jaú

Referência no Estado

Graças a voluntários, médicos e das irmãs religiosas do Sagrado Coração de Jesus, a Santa Casa de Jaú cresceu e se modernizou até chegar como a conhecemos atualmente. O hospital é referência para 11 cidades do interior paulista, a 6º melhor maternidade do estado, e está entre as 50 melhores Santas Casas do Brasil. Hoje conta com mais de 140 colaboradores que ajudam na manutenção da instituição.

Maquete do projeto

Há 128 anos era criada a Irmandade de Misericórdia de Jahu e graças a ela a Santa Casa de Jaú leva tratamento e atendimento aos jauenses e várias outras cidades do interior.

Gostou desse conteúdo? Então comenta com a gente!


Esse conteúdo é um oferecimento da Carlão Fish, empresa que apoia as boas notícias de Jaú. Aproveite também para participar da Patty Carlão Rifas e concorra a grandes prêmios!



Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui