Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.


Cartão postal de Jaú, o “Jardim de Baixo” já recebeu diversas denominações e apelidos ao longo da história, mas você sabe o verdadeiro nome dessa praça centenária? 🌳

Jardim de baixo

Origem e construção

Nas primeiras décadas da cidade de Jaú, a área era conhecida como Largo do Rosário por conta de uma capela localizada próxima ao jardim. O espaço era usado apenas para a pastagem de animais e existia um chafariz que servia como abastecimento de água para a população.

Em 1884, exatamente no dia 14 de novembro, foi construído um teatro batizado de São Manuel. Durante esse tempo o local passou a se chamar Largo do Teatro. João Lourenço de Almeida Prado, Manuel Vidal de Carvalho Neves e Manoel Coimbra foram os responsáveis pela construção.

Coreto

O verdadeiro nome

Em 16 de agosto de 1910, foi encontrada o primeiro registro como Praça da República nas Atas da Câmara. No trecho os moradores citados como “Moradores da Praça da República” pediam agilidade nos trabalhos de reforma e pavimentação das ruas ao redor.

No dia seguinte, 17 de agosto de 1910, era publicado no extinto jornal Comércio do Jahu a primeira menção com a denominação “Praça da República” anunciando que músicos tocariam aos domingos no coreto da praça.

Praça da República em 1915

Nome popular

A Praça da República é chamada popularmente como “Jardim de Baixo” por causa da Praça Siqueira Campos que é conhecida como “Jardim de Cima”.

O local abriga feiras de artesanato, barraquinhas de comida, eventos culturais e no fim do ano a Casa do Papai Noel, com destaque as iluminações natalinas. O “Jardim de Baixo” se tornou um lugar histórico em Jaú. O Coreto e a “Fonte do Menino Que Faz Xixi”, lá localizados, são símbolos de nossa cidade.

E você sabia sobre todas essas curiosidades? Conta pra gente!

Feira de Artesanato
Fonte do Menino que faz Xixi

Esse conteúdo é um oferecimento da Imobiliária Jaú, empresa madrinha que apoia as boas notícias de Jaú.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui