O que vem à cabeça assim que você ouve a palavra ‘excepcional’? Talvez, para muitos em Itupeva, a sigla ‘APAE’ seja a resposta correta. E, com certeza, para as cerca de 350 famílias atendidas atualmente pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais da cidade essa é a definição perfeita para essa palavra e para uma outra: cuidado. 💜

Fundada em setembro de 1999, a APAE é uma instituição sem fins lucrativos que atende em três segmentos: Assistência Social, Educação e Saúde, além de trabalhar em Defesa e Garantia dos direitos da pessoa com deficiência.

“Quem acredita sempre alcança!” E, com certeza, com a presença da APAE Itupeva, muitos sonhos foram alcançados. 😊 (Foto: APAE Itupeva/Reprodução)

Criada na necessidade

Láa atrás, há 20 anos, muitas famílias itupevenses precisavam ir até Jundiaí para serem atendidas, o que era bem difícil pelo tempo e trajeto. Desta forma, esses pais excepcionais, juntamente com os chamados ‘amigos apaeanos’, iniciaram o processo para implantar a APAE na cidade de Itupeva.

Atualmente, a APAE Itupeva é referência no atendimento para 350 pessoas com deficiência intelectual, deficiência múltipla, autismo e atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. E ninguém fica desamparado não, viu? Os cuidados necessários são dados desde recém-nascidos até o fim da vida, se necessário for. Legal, né? 🥰

Em tempos de quarentena…

A APAE suspendeu os seus atendimentos presenciais no dia 22 de março, mas segundo a equipe de comunicação da entidade, diversas adaptações e readequações no modo de trabalhar e atender os excepcionais e a comunidade têm sido realizadas.

Não importa se faça chuva ou faça sol, há 20 anos a APAE abraça Itupeva. (Foto: APAE Itupeva/Jundiaí)

Na área da Assistência Social, por exemplo, o município tem assistido as famílias mais carentes da APAE neste período de distanciamento social. A entidade também está recebendo doações de cestas básicas e as encaminhado para outras famílias que estão necessitando.

Os esforços não têm sido diferentes com a Educação. A equipe pedagógica tem preparado atividades impressas para os alunos e entregues para as famílias, tanto na própria APAE como em suas casas, dependendo da necessidade. Além disso, foram criados grupos no WhatsApp em que professor, familiares e alunos interagem.

Como posso ajudar?

Além de conhecer mais do trabalho realizado, você pode ajudar de algumas formas. 🥰

Associado

Colaborando mensalmente através de boleto bancário, além de ajudar você ainda concorre a brindes todos os meses. Os dados você pode conferir lá no site da APAE Itupeva.

Doações

Serão sempre bem-vindas doações de produtos de limpeza, papel higiênico e de folhas de sulfites. A APAE recebe também doações de roupas, sapatos, brinquedos e acessórios para seu bazar beneficente que, por ora, se encontra fechado, por conta da quarentena.

Voluntariado

A entidade possui atualmente 36 voluntários e, como em casa de mãe, sempre cabe mais um. 😊 Os voluntários são responsáveis pela separação dos cupons do programa da Nota Fiscal Paulista. Os interessados podem enviar um e-mail para servicosocial@apaeitupeva.com.br e obter mais informações!

Só lembrando que, no momento, o trabalho voluntário está suspenso e sem previsão do retorno. Vamos torcer e aguardar para que o mais rápido possível tudo se normalize! 🙏


Como é lindo abraçar uma comunidade inteira desse jeito, não é? 💞 Que possamos valorizar cada uma dessas ações e nos inspirar nelas! Cada um fazendo um pouquinho, com certeza nosso mundo se transformará em um lugar muito melhor para se viver. 🥰💜

Mas é claro que o sol vai voltar amanhã…” 🎵 (Foto: APAE Itupeva/Reprodução)

Serviço

APAE Itupeva

  • Endereço: Rua Jose Virillo, 90 – Portal Santa Fe 
  • Telefone: (11) 4591-1846
  • E-mail: contato@apaeitupeva.com.br
  • Site
  • Facebook
  • Instagram

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui