Faaaaala itupevense! Tudo em cima? Voltamos com a nossa série #EncantosItupeva, sempre trazendo os encantos dos 4 cantos de nossa querida cidade, que neste dia 21 de março completa seus 55 anos de emancipação.

Uuhuuul, parabéns Itupevaaa! (via Tenor)

Na nossa série já falamos sobre as origens de Itupeva, inclusive do seu nome, que em tupi significa ‘cascata pequena’, característica muito bacana que o Rio Jundiaí, que corta a cidade, tem exatamente por essas terras.

Acesse e descubra a história encantadora de Itupeva!

No segundo episódio dessa nossa saga itupevense, mostramos 4 lugares incríveis que a nossa cidade tem, e detalhes muito bacanas que olha, devemos nos orgulhar muito deles serem nossos, viu? Ah, e a matéria traz também um segredo que ó, deixa ainda hoje muito itupevense com a pulga atrás da orelha: qual o tesouro deixado com a Nica Preta?

A segunda matéria também está imperdível, com os top 4 lugares de Itupeva e uma lenda que remete às origens de nossa povoação.

Parte Final – Carta a Itupeva

Essa terceira e última matéria será na verdade uma carta sobre o nosso jeitão de ser. Jeito que é só nosso e nos caracteriza como esse povo tão maravilhoso quanto a cidade.

Como é bom começar o dia, com energia, comendo um pão na chapa com um pretinho, hein? Quem nunca começou o dia com o pãozinho da Padaria Itália, aquele lugar que tem parte da origem de Itupeva até no nome?

Sabe, passar pela praça da Matriz, na frente do nosso Sebastião, que antes de muitos cristãos já seguia o Cristo, aquele mesmo que está representado de braços abertos, olhando pela nossa Itupeva.

Aos que tomam uma para refrescar, tem o Bar do Dinho… aos que querem apenas matar a fome, o Restaurante do Dinho – é só não errar a porta, ok? haha

No dia a dia do trabalho, mal podemos esperar pelo final de semana. Domingo de manhã à vista, e é claro que uma caminhada no Parque da Cidade cai muito bem! Como também uma volta pelas cervejarias, pelas fazendas e cafés coloniais dessa terra cheia de história.

Tem um pouco de história em cada canto dessa cidade, história que é contada em cada rua, em cada esquina. História feita por muitos que passaram por aqui antes de mim e de você. Foram vários os Tonolli, Romera, Chechinato, Stella, Marques… como também muitos Silva, Oliveira, Souza que fizeram Itupeva o que ela é hoje – e farão dela muito melhor do que já é!

História feita por mim e por você! (Foto: Itupeva Agora/Reprodução)

Do Quilombo à Pedreira, da Monte Serrat à Santa Tereza do Alto, dos Italianos à Festa Nordestina, nossas origens estão aí, para todos verem. Nossas origens, vindas dessa terra próspera e abençoada, construída por gente de perto ou por gente que veio de longe – obrigada por alguém ou por algo, mas também que veio por vontade de uma nova vida.

Itupeva poderia ser sinônimo de novas oportunidades, de novos horizontes. E mesmo que o dia comece cedo – e para muitos também acabe cedo, às 18h – , a nossa Itupeva é cheia de Encantos.

Sabe, isso tudo que parece ser tão batido pra gente, que tá aqui todo dia, é parte do que a gente é! Booa parte disso tudo não tem em outras cidades, não são costumes em outros lugares! Itupeva é única, e por isso devemos cada vez mais conhecê-la, valorizá-la, cuidá-la! Cidade maravilhosa é Itupeva, que tem uma história encantadora, belezas encantadoras, que tem um povo encantador. Que tem eu, que tem você.

??? Parabéns, Itupeva! Parabéns pra você, itupevense! ???


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história inspiradora de Itupeva e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]r

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui