Amanhã é o feriado de Corpus Christi e teremos o tradicional tapete de serragem na Catedral de Guadalupe. As decorações começam a partir das 5h e a celebração começa às 9h. Esse ano será atípico devido ao falecimento do Bispo Dom Dirceu Vegini. Quem conduzirá a celebração será o Pe. Dionísio Hülse.


Aqui em Foz essa tradição reúne fiéis de todas as paróquias da cidade e até mesmo de outras cidades . Todos os fiéis ajudam a decorar o tapete, geralmente feito com serragem e areia colorida. Para a segurança de todos, está proibida a utilização de qualquer material cortante e de comida, para evitar o desperdício.

Como surgiu o Corpus Christi?

O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.

A tradição começou século XIII, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.

De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado pelas dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.

Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.

O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.

Veja também:

Roteiro Solutudo: onde fazer turismo religioso.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui