Amanhã é o feriado de Corpus Christi e teremos o tradicional tapete de serragem na Catedral de Guadalupe. As decorações começam a partir das 5h e a celebração começa às 9h. Esse ano será atípico devido ao falecimento do Bispo Dom Dirceu Vegini. Quem conduzirá a celebração será o Pe. Dionísio Hülse.
Aqui em Foz essa tradição reúne fiéis de todas as paróquias da cidade e até mesmo de outras cidades . Todos os fiéis ajudam a decorar o tapete, geralmente feito com serragem e areia colorida. Para a segurança de todos, está proibida a utilização de qualquer material cortante e de comida, para evitar o desperdício.
Como surgiu o Corpus Christi?
O evento é considerado uma das festas mais importantes para a Igreja Católica, pois celebra o mistério da eucaristia, ou seja, o sacramento do sangue e corpo de Jesus Cristo.
A tradição começou século XIII, mais precisamente em 1269. A Igreja Católica viu a necessidade das pessoas sentirem a presença real de Cristo.
De acordo com a história, existia um sacerdote chamado Pedro de Praga que vivia angustiado pelas dúvidas sobre a presença de Cristo na Eucaristia. Decidiu então ir em peregrinação ao túmulo dos apóstolos Pedro e Paulo em Roma, para pedir o dom da fé.
Ao passar por Bolsena, na Itália, enquanto celebrava a Santa Missa, foi novamente acometido pela dúvida. Na hora da Consagração veio-lhe a resposta em forma de milagre: a hóstia branca transformou-se em carne viva.
O Papa Urbano IV pediu para que os objetos fossem levados para Oviedo em uma grande procissão, e foi nesse momento que a festa de Corpus Christi foi decretada.
Veja também:
Roteiro Solutudo: onde fazer turismo religioso.
Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]