Chegou em Dracena em 1958, o barbeiro que está até hoje entre nos e é o barbeiro mais antigo da cidade, já conquistou e vem conquistando cada dia mais o coração do povo dracenense. Ele que quebrou paradigmas e foi o primeiro a abrir o salão unissex em Dracena, pois, na época era “proibido” mulheres entrar em barbearia e vice-versa.

Foto: Gabriele Pantarotto/ Solutudo Dracena

COMO TUDO COMEÇOU

Adonias Soares de Brito nasceu na Bahia em 02 novembro de 1940 e veio para a cidade de Dracena em 1958. O mesmo decidiu que gostaria de trabalhar como barbeiro.

“Eu morava no sítio e quando minha família resolveu ir para a cidade no final do ano, na época da colheita, eu falei “EU VOU SER BARBEIRO”. Eu era pirralhinho, devia ter meus 14/15 anos“, relembra Adonias.

Ele entrou em uma barbearia chamada Salão do Tero para poder aprender a profissão e trabalhou durante um bom tempo como oficial de barbeiro. Em 1980, comprou o seu salão e mudou o nome para Escurinho’ s, que permanece até hoje e já são 65 anos de trabalho.

Foto: Gabriele Pantarotto/ Solutudo Dracena

O APELIDO

Antes de comprar seu salão, Escurinho como é conhecido, contou que em frente o salão que ele trabalhava havia um sapateiro e que um certo dia ele entrou no salão e disse ao amigo: “então, você contratou um escurinho”, por esta fala de tal pessoa foi quando o apelido acabou pegando entre os clientes e amigos que frequentavam o local. Assim, está conhecido até no presente.

A amplitude do seu trabalho

Aos 81 anos de idade, ele testemunha participar de famílias de ate quatro gerações. Tinha um grande cliente e amigo que desde a sua chegada na cidade ele frequentou seu salão, foram 51 anos de fidelidade.

“Além de clientes, são amigos. Eu venho para o salão como se fosse uma extensão da minha casa, eu me sinto muito bem aqui, temos um relacionamento maravilhoso”, conta o barbeiro.

É impossível mensurar a quantidade de dracenenses que passaram por ali em toda esta brilhante trajetória.

Foto: Gabriele Pantarotto/ Solutudo Dracena

CONTINUIDADE NO NEGÓCIO

A alegria aumenta ainda mais. Ronne Cesar de Brito, que é um dos seus filhos, decide acompanhar a profissão do pai. Bancário que decidiu deixar a profissão para levar adiante a barbearia e já está na profissão há mais ou menos 34 anos. Sucesso entre os clientes, o filho herdou a competência profissional e enaltece o serviço com brilho nos olhos.


E, então, vai cortar ou já cortou seu cabelo com ele? Conte para nós!!

4.6/5 - (7 votes)

4 COMENTÁRIOS

  1. Escurinho é patrimônio de Dracena. Profissional responsável e carismático é respeitado por todos na cidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui