Você também pode ouvir este conteúdo! 🎧

E aí, você continua fazendo as mesmas coisas e espera por resultados diferentes, e ainda reclama por não conseguir o que deseja?

O ser humano precisa evoluir todos os dias para se desenvolver profissionalmente e pessoalmente. Com a chegada desse vírus inesperado no mundo, muita coisa mudou –  tivemos que nos adaptar a uma nova realidade, entrar num mundo disruptivo, tecnológico e desafiador. Mas tudo é questão de hábito e vontade para seguir na constante evolução, adquirindo novas competências.

Vai um C.H.A. aí?

E falando em competências, para aprimorá-las você pode usar a técnica C.H.A. Você sabe o que é?

C.H.A. é a soma de três palavras poderosas que pode te ajudar a alcançar os objetivos e aplicar melhorias na vida.

São elas:

Conhecimento: a pessoa sabe o que fazer;

Habilidade: a pessoa sabe o que fazer e como executar;

Atitude: a pessoa, além de saber o que fazer, tem sempre novos insights (intuições) para contribuir e melhorar os processos.

Sem dúvida, para adquiri-las é necessário o estudo constante. E aqui quando menciono estudar pode ser: ler livros, assistir lives com conteúdo, buscar vídeos/tutoriais no YouTube…

E lembre-se que a internet está cheia de conteúdos por todos os lados, e com um simples clique acessamos a informação que queremos. Porém, se analisamos profundamente, estaremos “atirando” por todos os lados, com a sensação de que um livro foi rasgado e estamos procurando os pedacinhos para colar e, a partir daí, iniciar o estudo.

Em outras palavras, passamos muito tempo procurando sem um objetivo definido.

Quanto tempo você gasta buscando conteúdos aleatórios na internet, sendo que já poderia ter algo definido em mente e seguir em um curso online ou presencial para ser mais produtivo(a)?

(Foto: Reprodução)

Habilidades!

Ah, e você também pode se perguntar uma coisa que ouço muito:

Não está compensando, porque as empresas não valorizam quem estuda e querem pagar uma miséria.”

O mundo está passando por transformações rapidamente e, de acordo com o Fórum Econômico Mundial na pesquisa Future of Jobs, 42% das principais habilidades exigidas pelos empregos de hoje vão mudar até 2022 – ou seja, é necessário desenvolver habilidades para lidar com o novo todos os dias.

Neste contexto, o upskilling diz respeito ao processo de aprimoramento das competências e conhecimentos que o profissional já possui na função que desempenha. O foco está na importância de desenvolver habilidades em que já se possui um certo domínio, para aumentar as possibilidades de agregar valor para si mesmo, sua equipe e a empresa.

As vantagens de investir no upskilling incluem a otimização do tempo gasto nas tarefas desempenhadas, maior qualidade nas entregas e visão mais analítica sobre os resultados.

(Foto: Reprodução)

Mudando a rota

Já o reskilling pode ser utilizado por profissionais que desejam mudar ou redirecionar a rota profissional. Ainda é comum que a própria empresa identifique colaboradores que apresentem perfis para performar melhor em outras funções e setores da organização.

E para finalizar com uma inspiração dos jogos olímpicos, Rebeca Andrade conquistou duas medalhas e afirma que quanto mais ela estuda o esporte, quanto mais ela treina, mais ela percebe que precisa treinar.

Para ter sucesso é preciso estudar, focar, agir e ser feliz na profissão escolhida!

E aí, você está fazendo um upsklling ou reskilling em seu desenvolvimento profissional?

Um abraço e até a próxima!


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui