O chocolate é um dos alimentos mais apreciados do mundo. 🍫 É, de fato, delicioso, e pode ser consumido das mais variadas maneiras, deixando qualquer receita mais gostosa – ah, e ainda carrega a fama de ser um grande aliado no combate ao mau-humor. 😉

Mas será que este e tantos outros benefícios atribuídos ao chocolate realmente fazem sentido? Por que o alimento é tão conhecido por proporcionar sensação de bem-estar, por exemplo? 🤔

A resposta está no cacau, seu principal ingrediente, que entre outras vantagens, proporciona prazer, graças ao estímulo à produção de serotonina. O cacau foi introduzido na Europa pelos espanhóis no século XVI e rapidamente se tornou popular como medicamento para a promoção da saúde.

O cacau em pó é feito esmagando os grãos de cacau e removendo a gordura ou a manteiga de cacau. (Foto: Reprodução)

Benefícios para além do chocolate

Hoje, o cacau é mais famoso por seu papel na produção de chocolate. No entanto, pesquisas modernas revelaram que ele contém compostos importantes que podem beneficiar nossa saúde. ♥️

Confira alguns desses benefícios:

  • Rico em polifenóis, que fornecem vários benefícios relacionados à ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando na prevenção do envelhecimento precoce e do surgimento de algumas doenças;
  • Melhora o humor por ser fonte de triptofano, responsável pela produção da serotonina, neurotransmissor ligado ao bem-estar;
  • É benéfico para o intestino por ajudar a regular a flora intestinal. Os flavonoides presentes em sua composição servem como alimento para as bactérias probióticas que, por sua vez, beneficiam o intestino;
  • Rico em fitoquímicos e flavonoides antioxidantes (que combatem os radicais livres), o cacau ajuda a promover a saúde cardiovascular;
  • Pode ajudar no emagrecimento regulando o uso de energia, reduzindo o apetite e a inflamação e aumentando a oxidação de gordura e a sensação de saciedade;
  • Previne a trombose;
  • Ajuda a regular o colesterol;
  • Previne a anemia;
  • Diminui o risco de diabetes;
  • Previne a demência;
(Foto: Reprodução)

Hora das receitas!

Dê agora uma olhadinha nessas receitinhas práticas de como usar o cacau no seu dia a dia:

Vai treinar? Que tal uma banana com cacau pra se preparar?

Ingredientes

  • – 1 banana-prata
  • – 1/2 colher (café) de cacau em pó
  • – 2 colheres (sopa) de aveia
  • – 1 colher (sobremesa) de melaço de cana
  • – 1/2 colher (café) de canela
  • – 1 colher café de gergelim branco

Modo de preparo

Basta cortar ou amassar a banana e acrescentar os demais ingredientes.

Essa combinação, além de dar energia e ser deliciosa, ainda é uma fonte importante de potássio, importante para o funcionamento dos músculos e na prevenção de cãibras. (Foto: Reprodução)

Pra comer sem peso na consciência: brownie fitness com cacau em pó

Ingredientes

  • – 4 claras
  • – 3 gemas
  • – 4 colheres de sopa de adoçante
  • – 200g de chocolate meio amargo
  • – 10 colheres de sopa de farinha de aveia
  • – 2 colheres de sopa de cacau em pó
  • – 1 colher de sopa de chia em grão
  • – 1 colher de chá de fermento em pó

Modo de preparo

  • Derreta o chocolate e divida em duas partes. Bata os ovos na batedeira com o adoçante até virar um creme. Adicione o cacau e mexa até incorporar. Misture metade do chocolate, em seguida adicione a farinha e por último o fermento, e misture suavemente. Cubra uma forma retangular com papel, manteiga e despeje a massa. Asse em forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 30 minutos. Espere esfriar, corte em quadrados e sirva.
(Foto: Reprodução)

Hmmm, que delícia! Brigadeiro de Biomassa de Banana Verde

Ingredientes

  • – 1 xícara de biomassa de banana-verde
  • – 1/2 xícara de açúcar mascavo
  • – 1/2 xícara de Chocolate 80% ou 100%
  • – 2 colheres de sopa de óleo de coco derretido (ou outro óleo vegetal), caso queira fazer as bolinhas
  • – 1 xícara de gergelim branco para finalizar

Modo de preparo

  • Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre para não grudar. Caso não queira fazer as bolinhas, não precisa colocar o óleo de coco. Quando a mistura estiver homogênea e mais pesada de mexer, desligue o fogo e espere esfriar. Não se preocupe se a massa estiver mole e grudenta, depois de refrigerada ela ficará consistente e fácil de modelar as bolinhas. Transfira o brigadeiro para um recipiente com tampa e leve à geladeira até ficar consistente, isso pode levar de três a cinco horas. Depois retire da geladeira, faça as bolinhas e utilize o gergelim branco para cobertura.
Brigadeiro de biomassa de banana verde - Confeiteira
(Foto: Reprodução)

Bônus: dicas!

✅️ Procure adquirir o cacau com o mínimo de industrialização possível;

✅️ Quanto mais amargo for o sabor do cacau, maior será o número de flavonoides em sua composição. São eles os responsáveis por diversos benefícios à saúde.

✅️ Você pode substituir os achocolatados de toda manhã por cacau em pó com leite. Essa medida extremamente simples estará eliminando açúcares e gorduras desnecessários do seu organismo.

✅️ Aliás, essa mistura do cacau com leite poderá ajudar muito os atletas e praticantes de exercícios a se recuperarem após os treinamentos.

E aí, gostou de conhecer mais sobre o cacau e descobrir essas dicas deliciosas? Depois me conta o que achou!

Até a próxima! 🙂


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