Resultado de imagem para RAMONES GIF

Em 13 de julho de 1985, houve um grande evento chamado Live Aid, um show simultâneo em Londres, na Inglaterra, e na Filadélfia, nos Estados Unidos.

O objetivo principal era conscientizar a população mundial sobre a drástica pobreza e a fome na Etiópia. O evento contou com a presença de renomados artistas e grupos de rock da época, como The Who, Status Quo, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Rolling Stones, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Phil Collins (que tocou na Inglaterra e nos EUA), Eric Clapton, Black Sabbath, entre outros.O show foi transmitido ao vivo para diversos países. Na ocasião, o cantor e baterista Phil Collins propôs que o dia 13 de julho fosse lembrando como Dia Mundial do Rock.

Apesar de se chamar “Dia Mundial do Rock”, a data só é comemorada no Brasil. Ela começou a ser celebrada em meados dos anos 1990, quando duas rádios paulistanas dedicadas ao rock – 89 FM e 97 FM – começaram a mencionar a data em sua programação.A celebração foi amplamente aceita pelos ouvintes e, em poucos anos, passou a ser popular em todo o país. Entretanto, essa data é completamente ignorada em todo o resto do mundo.

CONHEÇA AS PRINCIPAIS VERTENTES DO ROCK

Justamente por ter se espalhado pelo mundo inteiro, vários músicos adaptaram o estilo, surgindo assim, diversos subgêneros do rock. Abaixo, listamos alguns dos mais conhecidos e adorados pelo público. Vamos lá!

ROCKABILLY

Esse estilo é considerado o pai de todos os outros subgêneros que vieram após. Inspirado pelo ritmo empolgante do country, o rockabilly (junção de “rock” e “hillbilly”, termo que pode ser traduzido como “caipira”, no português) foi um grande sucesso nas vozes de Bill Haley e Elvis Presley, que popularizaram o estilo.

BLUES ROCK

Na década de 60, a pegada foi para o lado do blues, ritmo oriundo e muito popular nos Estados Unidos. Seus precursores foram bandas como Rolling Stones, Doors, Cream e The Who, que apostavam na melodia com a guitarra em um tempo alto e riffs pesados.

HARD ROCK

Inspirado no Blues Rock, o Hard Rock marcou a década de 1970. Devido ao seu som pesado de guitarra distorcida e solos proeminentes, ele se destacou dos outros subgêneros com a ajuda de Led Zeppelin, Black Sabbath, AC/DC, KISS e Queen!

PUNK ROCK

Um gênero considerado por muitos um símbolo da rebeldia, suas músicas têm como característica a rapidez, com letras que falam de temas políticos e sociais. Algumas das bandas punks mais conhecidas são: Sex Pistols, The Clash, Television e Ramones.

HEAVY METAL

Ganhando destaque na década de 80, o Heavy Metal surgiu como uma forma de protesto contra o punk rock. Seu som é muito mais pesado e encorpado que os outros subgêneros do rock, caracterizado pelo tom sombrio das músicas. As bandas mais conhecidas desse gênero são: Iron Maiden, Motörhead, Saxon e King Diamond.

Imagem relacionada


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui