Campanha do Agasalho em Cerquilho beneficia mais de 180 famílias

De 27 de maio a 27 de junho foi realizada a Campanha do Agasalho em Cerquilho e mais uma vez a população mostrou sua solidariedade em todo o processo, tornando a Campanha ainda mais especial.

   A arrecadação das peças aconteceu de 27 de maio a 14 de junho, em cerca de 70 pontos espalhados pela cidade. Neste momento, a solidariedade das pessoas já entrou em ação com a procura de empresas, clínicas e academias interessadas em se tornarem ponto de coleta e incentivarem seus pacientes, clientes e alunos a doar.

   Enquanto isso, de 10 a 14 de junho, o Fundo Social inscreveu as famílias interessadas em receber as doações e, de 24 a 27 de junho, distribuiu as peças para as famílias cadastradas, na sede do Fundo, onde elas puderam escolher as peças de seu interesse.

   Neste ano, foram arrecadados 9.217 itens entre roupas, sapatos, meias, roupas de cama, cobertor, toalhas de banho e de mesa, bolsas e acessórios, atendendo a 181 famílias. Em 2018, a arrecadação foi de mais de 13 mil itens, atendendo a 150 famílias.

   No entanto, apesar do número menor de doação deste ano, com certeza, a campanha foi mais efetiva. “Nós percebemos que a população entendeu bem mais a ideia da Campanha do Agasalho e doou itens de melhor qualidade, em bom estado mesmo, ajudando de verdade a população que mais necessita. Isso é importantíssimo! Sou muito grata a todos que ajudaram e trabalharam na campanha”, explica e agradece a presidente do Fundo Social, Melissa Sanson.

   O Fundo Social de Solidariedade de Cerquilho recebe durante todo o ano doação de roupas em bom estado e alimentos, basta levar até a sede, localizada na Rua José Maria Gonçalves, 540 – Bairro Cidade Jardim. O Fundo ainda tem peças para doação, caso alguma família necessite, é só entrar em contato.

Pessoas em situação de rua

   Por falar em Solidariedade, nesses dias de frio intenso, muitas pessoas demonstraram preocupação com a população de Cerquilho que se encontra em situação de rua e gostaríamos de compartilhar com vocês:

   No início do ano, tínhamos 11 pessoas em situação de rua, mas, graças ao Programa de Inclusão Social (o qual prevê a oferta de emprego em meio período, o pagamento de uma bolsa auxílio e a participação em atividades do CREAS e consultas médicas) permitiu que 6 desses moradores superassem a situação de rua, alugando casa ou quartos de pensão. Um, inclusive, já saiu do Programa e está empregado com carteira assinada.

   Assim, restaram 5 moradores em situação de rua, três deles estão se abrigando em casa de familiares aqui em Cerquilho mesmo. Os outros dois foram abordados na semana passada e no início dessa semana e não tiveram interesse em ficarem alojados.

   É importante informar que todas as pessoas em situação de rua foram convidadas para participar do Programa de Inclusão Social, mas apenas as seis que comentamos quiseram.

 A Prefeitura Municipal, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Cerquilho, faz o acompanhamento dessas pessoas, tanto as inclusas no programa, quanto aquelas que não quiseram. No CREAS é oferecido café da manhã, local para banho e ações de higiene pessoal, espaço para lavar a roupa e são doados cobertores e roupas para pessoas em situação de rua.

   Pode acontecer também de ter alguém que esteja em situação de rua e o poder público não tenha conhecimento, principalmente, moradores de rua itinerantes, aqueles que a cada poucos dias estão em uma cidade diferente. Caso você identifique alguém dormindo nas ruas, informe o CREAS (15) 3384-1154.

Texto: Prefeitura de Cerquilho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui