Referência no Brasil quando o assunto é viola, o músico botucatuense Osni Ribeiro será a atração do Programa Tardes Musicais da Casa-Museu Ema Klabin, em São Paulo. Neste sábado, 17 de agosto, às 16h30, ele sobe ao palco ao lado de Arnaldo Silva (violão e vocal) e Marcos Lopes (acordeon) para apresentar o show “A São Paulo Caipira”, dentro do projeto Identidades Paulistanas.  

O mergulho no universo caipira acontece no formato de canção, trazendo as crônicas do campo e da cidade, as paisagens e os sentimentos dos homens comuns. Recortes de tempos passados que confluem aos dias de hoje.

Entre as músicas que serão apresentadas: Paulistinha (Barreto), Bonde Camarão (Mariano/Cornélio Pires), Lampião de Gás (Zica Bergami), Saudade de Minha Terra (Belmonte/Goiá), Recado (Arlindo Pinto/Anacleto Rosas Jr.), Romaria (Renato Teixeira), Ronda (Paulo Vanzolini), Saudosa Maloca (Adoniran Barbosa), Casa no Campo (Tavito/Zé Rodrix), Paixão Violeira |(Osni Ribeiro), Arredores ( Osni Ribeiro), Pé de Ipê (Tonico), Tristezas do Jeca (Angelino de Oliveira). 

Ribeiro foi indicado pelo violeiro e professor da USP, Ivan Vilela, para concepção do projeto, apresentando um viés da influência da música e da cultura caipira na formação da identidade do paulistano.

“Fiquei muito feliz em ser indicado como músico e produtor do projeto. A Fundação Klabin entrou em contato comigo, desenvolvi a ideia e fechamos essa apresentação”, explica.

PROJETO AMPLIADO

No decorrer da elaboração do projeto, o violeiro botucatuense se sentiu motivado a ampliá-lo. “Acabei desenvolvendo um projeto similar, com o mesmo nome, sobre o que é a nossa música caipira hoje. A proposta é ampliar o escopo, não focando apenas na identidade paulistana, mas sim, na música de São Paulo, principalmente a produzida pelos caipiras do interior de todos os tempos”, revela.

O botucatuense Osni Ribeiro: ampliando projetos na divulgação da música caipira
Foto: Aline Grego

Em busca de apoio para sua produção, o projeto foi inscrito no Proac do Governo do Estado e também concorrerá em um edital do SESI. Ao mesmo tempo, Ribeiro continua rodando os palcos do Brasil com o show do seu novo disco “Arredores”. Nesta sexta-feira, 16 de agosto, ele e sua viola aterrissam no Sesi, em Presidente Prudente.

Sobre Osni Ribeiro

Violeiro, compositor e apaixonado pela música e cultura caipira. Com mais de 30 anos de carreira, lançou recentemente o  álbum “Arredores” onde mescla trabalhos autorais e clássicos da música raiz e desenvolve projetos de pesquisa e difusão da música regional paulista, inclusive a música caipira. O álbum “Arredores” traz 15 faixas, sendo quatro delas instrumentais.  Ouça: https://tratore.com.br/um_cd.php?id=13267 (com assessoria).

Serviço:

Programa Tardes Musicais

Show: A São Paulo Caipira

Data: 17 de agosto, sábado

Horário: 16h30

150 vagas por ordem de chegada

Entrada franca

Local: Fundação Ema Klabin

Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa – São Paulo.  Tel: 11 3897-3232

https://emaklabin.org.br

Saiba mais sobre Osni Ribeiro: http://osniribeiro.com.br/


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui