Essa reportagem começou com uma mensagem convidando nosso personagem para uma entrevista. Ele estava na estrada, a caminho de Rio Preto, onde iria fazer o churrasco da Live da dupla Zé Neto e Cristiano. Essa é a rotina de Roberto Barcellos, um dos maiores especialistas de carne do Brasil, que vive e leva o nome de Botucatu para vários cantos do País e do Mundo.

Proprietário da Confraria do Fogo, criador da marca BBQ SECRETS, consultor… enfim, o currículo de Barcellos é longo e alguns pilares dessa história são interessantes.

Como veio parar em Botucatu?

A cidade em que o empresário construiu família e negócio apareceu na mesma época que muitos: faculdade.

“Sou de são Paulo. A vida toda lá, aos 18 anos vim para fazer faculdade de agronomia na Unesp, foi quando conheci a minha esposa e criei raízes aqui: tenho três filhos, dois deles nasceram na cidade”.

Ainda na faculdade, Barcellos percebeu que a carne era a materialização final de toda tecnologia agropecuária. O próxima passo foi o mercado de trabalho.

“Trabalhei cinco anos em frigorífico, na indústria, onde aprendi demais. Saindo, comecei a dar consultoria para empresas que queriam desenvolver carne de qualidade”.

A criação da própria marca

Depois de alguns anos dentro da fábrica, ele saiu para ouvir o público, foi quando começou a nascer sua marca BBQ SECRETS.

“Eu queria entender como funcionava a cabeça do churrasqueiro. As referências sempre foram as carnes argentinas e uruguaias… e o meu objetivo era fazer no Brasil algo do mesmo nível. Nossa grande entrada foi produzir uma carne em parceria com um frigorífico de Lençóis Paulista, que hoje é servida nos melhores restaurantes do País”.

Trazendo o Mundo para Botucatu

Barcellos é seguido por pessoas de todo o mundo e faz a sua marca chegar em diferentes países. Muitos admiradores já vieram o acompanhar em nossa cidade.

“Hoje a gente recebe gente do Brasil inteiro em Botucatu. Pessoas do Uruguai, Argentina, Austrália… O movimento da Gastronomia, de valorizar produtos de qualidade, caiu no gosto das pessoas e chegou no churrasco”.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E, se você conhece alguma história bacana da sua cidade e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: [email protected]

4.8/5 - (6 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui