O documentário “You´re not a soldier” (“Você não é um soldado”, em tradução livre), que conta a história do fotógrafo de guerra André Liohn, nascido aqui em Botucatu, foi selecionado para o Hot DocsFilm Festival, considerado o maior evento de documentários da América do Norte e um dos mais importantes do mundo!

O fotógrafo botucatuense Liohn é bastante conhecido no meio jornalístico internacional. Dentre muitos prêmios, tornou-se o primeiro fotojornalista latino-americano a receber o prestigiado Robert Capa Gold Medal, por seu trabalho sobre a guerra civil da Líbia.

O documentário também traz a participação dos músicos botucatuenses Karoline Violeira e Osni Ribeiro na trilha sonora, assinada pelo músico e produtor Ruben Feffer, também produtor executivo do documentário pela EloCompany, empresa que produziu o filme. Em alguns momentos do filme há cenas ilustradas pelas montanhas da serra de Botucatu.

“O Hot Docs é um dos festivais de documentários mais importantes do mundo”, enfatiza Feffer.”Dessa forma, o filme vai trazer uma visibilidade para os artistas da nossa região”.

Sempre realizado na cidade de Toronto, o Hot Docs está em sua 28ª edição. Neste ano, a programação on-line terá a estreia de documentários em transmissão por streaming, eventos ao vivo e outros conteúdos, de 29 de abril a 9 de maio.

Ficheiro:André Liohn in Misuratah April 2012.jpg – Wikipédia, a  enciclopédia livre

Sobre “You´re not a soldier”

O filme parte da relação da diretora Maria Carolina Telles com seu pai, um soldado dedicado que se sentia atraído pelas complexidades da guerra. Na tentativa de entender o que motivou o desejo de seu pai de estar na linha de frente, Telles mergulha na história do fotógrafo de guerra André Liohn.

Como o pai de Telles, André era um homem que lutava contra sua própria dor interna, muitas vezes optando por mergulhar em algumas das zonas de conflito mais notórias do mundo. Liohn testemunha a morte de companheiros de trabalho e começa a questionar os motivos para se colocar em tal perigo, expondo as veias abertas do jornalismo e a luta universal para superar a dor do luto e a verdade inexorável da morte.

Saiba mais sobre o Hot DocsFilm Festival em: https://www.hotdocs.ca/

André Liohn tornou-se o primeiro fotojornalista latino-americano a receber o prestigiado Robert Capa Gold Medal, por seu trabalho sobre a guerra civil da Líbia.

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui