Home Botucatu Os professores de xadrez que encantam pais e alunos em Botucatu

Os professores de xadrez que encantam pais e alunos em Botucatu

0
Os professores de xadrez que encantam pais e alunos em Botucatu

A felicidade em peças

“O xadrez, como o amor, como a música, tem o dom de fazer as pessoas felizes. ” – disse o grande professor de xadrez,  Siegbert Tarrasch, no início do século 20.

E é no xadrez que Guilherme e Talita trabalham com amor. Eles são professores do jogo no colégio Liceu Anglo de Botucatu, mas já foram também os alunos apaixonados por xadrez.

Guilherme e Talita, professores de xadrez do Liceu Anglo de Botucatu

O Mestre de Xadrez

Guilherme Pereira de Almeida tem 46 anos e nasceu em São Manuel. Ele é Mestre de Xadrez pela CBX (Confederação Brasileira de Xadrez). Aprendeu vendo o irmão jogar e teve aulas com o professor Pedro Novelli, que dava aulas de filosofia usando o xadrez.

A primeira experiência como treinador foi em 1991 nos Jogos Estudantis de Botucatu e logo após se tornou professor de xadrez, atuando até hoje.

Paixão desde a infância

Talita Eduarda Matoso de 28 anos também nasceu em São Manuel. Teve contato com o xadrez em 2014, em uma escola de Bauru, mas essa paixão já vem há mais de 20 anos.

Na sua infância, aprendeu os primeiros movimentos com a vizinha que tinha aulas. Aos 8 anos ela também passou a ter aulas com o professor Guilherme, que futuramente seria seu colega de trabalho.

A importância e os aprendizados

Juntos, eles ensinam estudantes a trabalharem a paciência, memória, raciocínio e principalmente as interações sociais que consideram fundamentais para o aprendizado dos alunos, além de agradarem os pais com os aprendizados dos filhos.

Todo ano o Liceu Anglo de Botucatu realiza o torneio de xadrez. O de 2021 foi realizado via online no dia 15 de maio, e foi um sucesso, reunindo vários alunos de diferentes turmas e idades. Com resultados positivos, Guilherme e Talita se orgulham e mostram como o xadrez pode transformar a vida das pessoas.

Fotos: Guilherme Pereira de Almeida / Talita Eduarda Matoso

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here