IBGE realizará visitas a domicílios botucatuenses para Censo Demográfico em 2020

Já neste mês de maio, alguns bairros da Cidade começarão a ser visitados pelos agentes do IBGE

0
269

Representantes da Prefeitura de Botucatu, Forças de Segurança do Município e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas, IBGE, se reuniram para definir os procedimentos para a atualização do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos (CNEFE) tendo em vista a realização do Censo Demográfico em 2020.

Já neste mês de maio, alguns bairros da Cidade começarão a ser visitados pelos agentes do IBGE. São eles:

Jardim Continental; Jardim Real Park; Residencial Santa Maria; Residencial Maria Luiza; Residencial Jardim do Bosque I e II; e Residencial Paratodos.

“Nosso pedido é para que a população botucatuense seja receptiva aos profissionais do IBGE, tendo em vista o cumprimento dessa missão importante. Os atualizadores do IBGE abordarão os ocupantes dos domicílios e estabelecimentos para confirmar todos os endereços da localidade.

O cidadão só precisa receber este atualizador e confirmar as informações do seu endereço”, afirma Junot de Lara Carvalho, Secretário Municipal de Relações Institucionais e coordenador da ação, designado pelo Prefeito Mário Pardini.

Como saber se o atualizador realmente trabalha no IBGE?

O atualizador estará identificado com um colete azul com a marca do IBGE e com um crachá de identificação contendo foto, nome, matrícula e documento de identidade.

Você pode checar a identidade do funcionário pela internet, na página www.respondendo.ibge.gov.br ou entrar em contato com a Central de Atendimento, pelo telefone 0800 721 8181. Também pode entrar em contato com a Agência do IBGE responsável pelas atividades de coleta.

Por que a atualização do CNEFE é importante?

Manter um cadastro de endereços atualizado colabora para que as pesquisas do IBGE alcancem seus informantes com sucesso. Além disso, o próprio cadastro é uma interessante fonte para retratar o território brasileiro e refletir sobre suas transformações.

Quais as informações disponíveis no cadastro?

Pode ficar tranquilo: o IBGE não divulga informações de forma individualizada ou em qualquer formato que possa levar à sua identificação. O CNEFE registra os endereços apenas com identificação do nome do logradouro, número, complemento e coordenadas geográficas, sem solicitar informação econômica ou social dos moradores.

O que acontece quando o endereço não é atualizado?

A comunicação e o acesso ao informante ficam prejudicados. Quanto maior o número de endereços atualizados, maior é a capacidade do IBGE de ouvir os cidadãos em todo o território nacional. Sua participação é um exercício de cidadania fundamental para retratar o país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui