Em Botucatu é possível encontrar verduras e legumes fresquinhos e orgânicos direto da horta. Deste modo, além das feiras livres, em alguns bairros, o plantio pode estar a poucos metros de sua casa graças ao projeto de hortas urbanas da Secretaria do Verde. Projeto que mantém no município 13 hortas comunitárias.

Portanto, as hortas ocupam terrenos antes mal utilizados pela municipalidade. Enfim, liberam essas áreas para horta,s na intenção de incentivar agricultores locais. Para isso, ainda garante o fornecimento de mudas e adubo. Enquanto que, em contrapartida os agricultores mantenham o pagamento da conta de água em dia.

Agricultora Rosa Camargo, uma das responsáveis pela horta comunitária do Jardim Ciranda

A agricultora Rosa Camargo, uma das responsáveis pela horta comunitária do Jardim Ciranda. Ela explica que tira do local o sustento de sua casa. ela garante que, assim sendo, o movimento de clientes é muito bom.

“Para ter ideia, no momento (1ª semana de março), estamos sem nada. Enfim, vendemos todas as verduras e portanto, agora as plantas ainda são mudinhas pequenas”, diz.

De acordo ela a quantidade de clientes aumenta aos finais de semana. E, isso ocorre certamente por conta do preço das verduras, em torno de R$ 1,50 o pé.

A agricultora acrescenta que, além de legumes e verduras a horta sempre oferece à população plantas medicinais, como Erva Cidreira, Hortelã, poejo e Boldo-do-Chile.

O sistema de avaliação do Google Maps, que considera a opinião de usuários classifica essa horta com 4,4 estrelas de um total de cinco. Ao mesmo tempo que outra horta também estã muito bem qualificada e fica no Jardim Bandeirantes. Essa horta é conhecida como Horta Comunitária da Cohab IV, com 4,2 estrelas.

Vizinhos e ex-moradores formam a freguesia

Atualmente, o agricultor Aparecido Caldardo, responde pelo local. De acordo com ele é comum enormes pés de alface nascerem nos canteiros. “Aqui é bastante frequentada por vizinhos e ex-moradores do bairro”, diz.

Aparecido atua com hortas há, 15 anos, e antes cuidava da horta da Vila Jardim. “Certamente só trabalho com orgânico. Não usamos nada de agrotóxicos portanto é tudo natural e fresquinho para o cliente. A rotatividade em nossos canteiros é grande”, garante.

O local é especializado em folhagens e comercializa o pé da verdura a R$ 2,50. “É um ofício que dá muito trabalho”, justifica o valor.

Confira a lista das 13 hortas comunitárias de Botucatu:

• Asilo – Rua Visconde do Rio Branco, s/n

• Ceagesp – Rua Miguel Cioffi, 231 – Vila dos Médicos

• Cohab I – Avenida Jaime de Almeida Pinto, s/n

• Cohab IV – Rua Gentil de Castro, 55

• Comerciários – Rua Manoel Delver Fernandes, 1.700

• Convívio – Rua das Camélias, 40

• Itamarati – Rua Josias Pires do Amaral, s/n

• Jardim Ciranda – Rua Sebastião Gonçalves da Cunha

• Marajoara – Adegar de Alencar Saboia, 576

• Monte Mor – Avenida Claudio Ferreira Cesário, s/n

• Rubião Júnior – Rua Vicente Pimentel, s/n e Rua Caetano Vidotto

• Vila Ema – Rua Alfredo Franklin de Mattos, 10

• 24 de maio – Rua final da 7, s/n


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Botucatu e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui