Se você conhece um pouco da música nacional, sabe muito bem que o nosso país tem e já teve grandes cantores e compositores. E se eu te contasse que esses artistas já estiveram na “Terra dos Bons Ares”?

Pois é, em 1972, Botucatu foi uma das cidades escolhidas para integrar o Circuito Universitário de shows do movimento da Música Popular Brasileira e o Centro Acadêmico da Unesp “Pirajá da Silva”, famoso CAPS, ficou responsável por fornecer toda a infraestrutura para realização dos shows e hospedagem dos músicos.

Como Botucatu não tinha muitas opções de lugares para a realização dos shows, não foi difícil definir que o Cine Paratodos, atual Teatro Municipal, era o único local para as apresentações. Com capacidade para cerca de 800 pessoas sentadas e um palco um tanto pequeno, ainda assim o lugar acomodou muito bem os shows.

O primeiro grande show aconteceu em maio de 72, os artistas Vinícius de Moraes, Toquinho, Marília Medalha e Trio Mocotó se apresentaram no Cine Paratodos que estava lotado. Além de declamar suas poesias, Vinícius de Moraes também cantou seus grandes sucessos: “Canto de Ossanha” “Berimbau”, “Samba em Prelúdio”, “Samba de Orly”, e foi aplaudido de pé.

Templo Cultural Delfos: Vinicius de Moraes - entrevistado por Clarice  Lispector
Vinicius de Moraes
Foto: reprodução

O segundo show trouxe para Botucatu Luiz Gonzaga, o Quinteto Violado e Dominguinhos. Além de um jovem ainda desconhecido, no início da sua carreira: Gonzaguinha. Dá para imaginar isso?

Luiz Gonzaga * Pernambuco, Brasil. "O Rei do Baião". (atrás:  "Dominguinhos"). | Luiz gonzaga, Gonzagão, Sambas antigos
Luiz Gonzaga e Dominguinhos
Foto: reprodução

O terceiro show, aconteceu em setembro de 72, foi o de Chico Buarque e MPB4. Como Chico Buarque já era famoso naquela época, a expectativa de público era imensa e o show foi realizado no ginásio de esportes do Botucatu Tênis Clube (BTC).

Chico Buarque apresenta show da turnê "Caravanas" em Fortaleza - Márcia  Travessoni - Eventos, Lifestyle, Moda, Viagens e mais %
Chico Buarque
Foto: reprodução

Também ficou com vontade de voltar no tempo?

Curiosidade Poética

Há alguns relatos que contam que após o show de Vinicius de Moraes, todos foram para uma festa em uma chácara nas redondezas de Botucatu, e em uma determinada hora, Vinícius escreveu alguns versos na parede da casa. Infelizmente o proprietário resolveu pintar a casa logo depois e os versos foram perdidos…

Essa matéria foi construída com o relato do Professor José Paes de Almeida Nogueira Pinto.


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: sugestao.pauta@solutudo.com.br

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui