O estudante Paulo Henrique Augusto da Silva, 19 anos, estudou instrumentos de sopro, na Afrape (Associação Fraternal Pelicano) durante 3 anos. E no final de 2018 realizou um sonho, ser aprovado como aluno no Conservatório Musical de Tatuí.

“Na infância nunca pensei em ser músico. Ninguém da minha família toca um instrumento que seja. Percebi que queria entrar no conservatório, quando um dos meus professores da Afrape me apresentou o conservatório”, diz Silva.

Para cumprir o programa de estudos em outra cidade Paulo pega o ônibus às 5 horas da manhã em Botucatu e chega em Tatuí por volta das 7h20. As viagens e a alimentação são custos altos para Silva arcar, então conta com ajuda de custo da Afrape.

“Isso está me ajudando muito. Não pretendo morar lá, mas com o passar dos anos, as aulas irão aumentar. Consequentemente eu terei de ir mais vezes para Tatuí, para participar de grupos de banda sinfônica, orquestras, enfim. Tatuí será minha segunda casa”, comenta.

As aulas começaram a duas semanas, mas de acordo com ele são espetaculares, com ótimos professores, e a experiência está sendo gratificante. Garantindo ao jovem inclusive alimentar novos sonhos.

“Me identifico bastante com a música clássica e erudita, pretendo um dia tocar na OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), quem sabe?”.

Estudando para conquistar um futuro melhor. Silva não esquece o passado e agradece as conquistas. “Comecei na Afrape no curso de flauta transversal, meu professor, Humberto Hama. Ele me apresentou o conservatório de Tatuí e estou lá graças ao que ele me ensinou. Foi um grande professor, que me ensinou muita coisa. Agradeço a ele e a todos os outros professores pelo apoio que me deram para entrar no conservatório”, agradece.

Saiba mais sobre a Afrape

• A missão da Afrape é desenvolver pessoas. Para isso realiza ações educativas, profissionalizantes, sociais e culturais, visando à melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento local.

• A entidade tem como valores a disciplina, respeito ao próximo, transparência, ética, cidadania, participação comunitária.

• Como finalidade a entidade promove programas de educação, profissionalização e cultural direcionados a crianças, adolescentes, jovens, adultos e a família. Direciona o atendimento, aos moradores da zona norte e com renda familiar até 3 salários mínimos.

Avalie este conteúdo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui