O botucatuense Walter Contessottti Júnior, trabalha como monitor de corridas de montanhas e organiza passeios pela sua empresa, a “Elite da Cuesta Trail Rum e Passeios”, além de ser fotógrafo esportivo.

Walter sempre foi doador de sangue, mas dessa vez ele resolveu fazer algo um pouco diferente… 🤔

Uma doação diferente!

Após assistir um anúncio na televisão sobre doação de plaquetas e plasma, Walter quis saber mais sobre e quis se tornar um doador também e ajudar quem precisa! 💜

A doação de plaquetas é um pouco mais complexo, onde o doador de sangue tem que ter algumas características diferenciadas, por exemplo: ter a veia com calibragem maior, ou seja, uma veia maior.

A importância das plaquetas

O sangue é formado pelos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos, plasma e as plaquetas. Algumas pessoas acabam tendo uma falta das plaquetas, pode ser pela destruição delas (infecções, reações de remédios), pela falta de ácido fólico ou vitamina B2, além também por alterações na medula óssea e outras diversas causas.

O método de doação é parecido com o de sangue, porém a diferença é que, na doação de plaquetas, por meio de um equipamento que retém as plaquetas e o sangue retoma ao doador, de modo descartável e sem risco de contaminações.

Quem pode doar?

Segue informações do Hemocentro da UNESP de Botucatu de como se tornar um doador de plaquetas:

Ter idade entre 18 e 69 anos, ser uma pessoa saudável com ótimas condições de veias e que seja facilmente localizado quando for necessário doar.

Deverá comparecer ao Hemocentro do HC para uma avaliação das veias e, após a avaliação, se estiver apto para doar, o candidato poderá realizar o agendamento ou ligar para realizar a doação de plaquetas.


No dia, é necessário comparecer com documento de identidade para cadastro, realizar uma entrevista e serão coletados exames sorológicos para Hepatite, AIDS, Chagas, Sífilis, HTLV e hemograma com contagem de plaquetas.

Agendamento

Se você mora em Botucatu e quer doar suas plaquetas, faça como o Walter, entre em contato com o Hemocentro da Unesp de Botucatu (14) 3811-6000), faça seu cadastro, e será feita uma verificação para agendar sua doação!

“Indico a doação de sangue e se possível a doação de plaquetas a aqueles que possam, pois estaremos salvando vidas e vidas preciosas, sejam elas quais forem, pois um dia possamos ter está necessidade, ou até alguém de nossa família!”

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui