97% das mulheres dizem que já sofreram algum tipo de assédio no transporte público ou privado no Brasil, segundo um levantamento do Instituto Locomotiva.

Pensando nisso, o agente de saúde Fernando Moura, morador aqui de Botucatu, teve um atitude bem legal: criou o aplicativo “Está Acontecendo” que tem o objetivo de ajudar as mulheres no combate a assédios, situações de risco e pedidos de ajuda.

“Esse desafio surgiu ano passado, depois de ler algumas notícias de assédio e violência aqui em Botucatu. Iniciei o projeto e tive muita dificuldade, estava quase desistindo, quando ocorreu aquele caso da adolescente que foi assediada por um motorista de App, que deu a desculpa que ela estava com um shorts tipo Anitta. Aquilo me mostrou que eu tinha realmente que fazer algo para ajudar.”

Sucesso nas redes sociais

O APP já é um sucesso e na semana passada a apresentadora de TV Maisa ficou sabendo da ferramenta pelo Twitter e fez uma divulgação do aplicativo, agradecendo o desenvolvedor nos seus stories:

O confinamento por conta do isolamento social aumenta os casos de violência contra a mulher nesse período de quarentena
Na plataforma do APP há depoimentos de usuárias já ajudadas pela ferramenta

Descrição do aplicativo

O Está Acontecendo é uma ferramenta para o dia a dia da mulher, onde ela pode através de um clique enviar, via WhatsApp, sua localização, o endereço onde está e a situação que está enfrentando, assédio, ameaça ou se precisa de ajuda.
Os números da violência contra a mulher, que só crescem ano após ano, expõe o quão nossa sociedade padece desse mal, e o quanto as mulheres sofrem diariamente.
O botão ASSÉDIO visa tirar a mulher daquela situação, onde ela pode enviar a mensagem pré-configurada “Estou sendo assediada, estou nesse endereço, (endereço + localização). Com o envio dessa mensagem ela está alertando um contato ou um grupo do whatsapp do ocorrido.
O botão AMEAÇA serve para situações onde a mulher está sentindo-se ameaçada de alguma forma, seja por um estranho, pelo companheiro ou ex-companheiro. A mensagem pré-configurada “Me sinto ameaçada, estou nesse endereço, (endereço + localização).
O botão AJUDA é utilizado para situações que a mulher julgue com extrema ou perigosa, onde ela julga necessário a intervenção de outra pessoa para tira-la daquela situação. A mensagem pré-configurada “Preciso de AJUDA, estou em PERIGO, estou nesse endereço, (endereço + localização).
O Botão MOSTRAR NO MAPA mostra sua localização, para situações onde você não sabe exatamente onde está. Por exemplo, uma festa em um bairro onde você nunca foi. Ao iniciar o aplicativo ele lhe mostrará seu endereço e sua localização através do GPS de seu aparelho. Se você estiver um prédio com paredes espessas busque se aproximar de janelas ou portas.

E aí, gostou? Se você se interessou e quer instalar o aplicativo é só acessar o link!


Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você tem uma sugestão e quer ver ela ela aqui, entre em contato pelo e-mail: bianca.camargo@solutudo.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui