O Ministério da Saúde orientou à população que produzam máscaras caseiras simples para ajudar na prevenção e combate do novo coronavírus.

Desde o início da pandemia a busca por máscaras aumentou drasticamente, fazendo com que o produto desaparecesse das lojas. Isso fez com que profissionais da saúde, que lidam diariamente com os doentes, ficassem sem as máscaras e sua devida proteção.

O uso de máscaras caseiras visa minimizar as transmissões, além de, por ser de simples confecção, ser bastante acessível a todos.

É importante tomar cuidado ao utilizá-la, pois muitas vezes você pode ter a falsa sensação de proteção e acabar deixando um pouco de lado os cuidados necessários, como evitar levar as mãos à boca, olhos e nariz. É preciso ter o mesmo cuidado, a única diferença é que a máscara caseira “impede a disseminação de gotículas expelidas do nariz ou da boca do usuário no ambiente, garantindo uma barreira física que vem auxiliando na mudança de comportamento da população e diminuição de casos”, de acordo com o Ministério da Saúde.

Recomendações

Para ser eficiente como uma barreira física, o Ministério da Saúde especifica como a máscara deve ser e alguns cuidados com a mesma:

  • Ter pelo menos duas camadas de pano, ou seja, ser dupla face;
  • Ser do tamanho adequado a cada tipo de rosto, sem deixar espaços nas laterais;
  • Ter elásticos que prendam atrás das orelhas, assim, sempre protegendo a boca e nariz;
  • Confeccionada em tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros tecidos;
  • Seu uso deve ser individual, ou seja, não pode ser dividida com ninguém, nem com pessoas da sua família;
  • Deve ser usada por cerca de duas horas e depois deve ser trocada. Então, o ideal é que cada pessoa tenha pelo menos duas máscaras;
  • Use ao sair de casa, e leve uma reserva e uma sacola para guardar a máscara usada;
  • Ao utilizar não fique manipulando a máscara e, ao chegar em casa, lave as mãos com água e sabão antes de retirar a máscara;
  • Tome cuidado ao retirar: retire por trás e sem tocar na frente da máscara e após retirá-la, lave as mãos;
  • Após o uso, a máscara deve ser lavada com água e sabão, deixando de molho por cerca de 30 minutos em água sanitária 2 a 2,5% (a proporção de diluição a ser utilizada é de 1 parte de água sanitária para 50 partes de água, por exemplo, 10ml de água sanitária para 500ml de água potável). Depois do molho, enxágue com água corrente e lave com água e sabão. Quando seca, deve ser passada com ferro quente e guardadas em saco plástico limpo. Lave suas mãos após higienizar as máscaras.

Separamos alguns empreendedores locais que estão produzindo máscaras caseiras:

Malharia Cléo

A Malharia Cléo, possui sua fábrica situada em Agudos/SP e fabrica uma grande variedade de máscaras em diversos materiais, desde o TNT, material certificado pela ANVISA, a partir de R$0,59 a unidade até mascaras em 100% algodão, onde podem ser personalizadas a pedido do cliente.

Mascara em bauru
Máscaras de TNT a partir de R$0,59. Imagem: Divulgação

Edna Oficina de Costura

O ateliê da Edna está confeccionado máscaras seguindo as orientações do Ministério da Saúde. São feitas em tricoline e malha de algodão.

máscaras
Máscaras para proteção e combate ao Covid-19. Foto: Reprodução/Facebook

Laranja Flor Ateliê

Máscaras dupla face, em tecidos estampados ou lisos 100% algodão. E eles aceitam cartões.

máscaras
Foto: Reprodução/Facebook

Ateliê da Gi

A confecção das máscaras em tecido 100% algodão está a todo vapor e eles entregam acima de 3 unidades.

Máscaras em diversas estampas. Foto: Reprodução/Facebook

Veja outras opções:

Tem várias opções de máscaras na nossa cidade! E o melhor, de empreendedores locais! Ajude o pequeno! Apoie esse movimento e proteja-se, além de proteger quem você ama!


Confira essa e outras notícias da cidade no site da Solutudo Bauru!

Gostou desse conteúdo? Deixe seu comentário no campo abaixo! E se você conhece alguma história bacana de Bauru e quer que ela seja contada aqui, entre em contato pelo e-mail [email protected] ou pelo nosso WhatsApp.

5/5 - (35 votes)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor, deixe o seu comentário
Por favor insira o seu nome aqui